Em reunião com W.Dias, embaixador da China garante insumos de vacinas

O primeiro lote com 88,6 litros do insumo chega no próximo sábado (6) e será destinado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que poderá produzir 2,81 milhões de doses.

dty | dfh
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador do Piauí, presidente do Consórcio Nordeste e coordenador da temática estratégia para vacina contra Covid-19 do Fórum dos Governadores, Wellington Dias, esteve em videoconferência nesta sexta-feira (05) com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming e governadores do Brasil para tratar sobre a entrega do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) insumo fundamental para a produção da vacina contra a Covid-19. O representante do governo chinês também assegurou a produção de mais vacinas, além da compra direta por parte dos estados.

Segundo Wanming, até final de fevereiro, três lotes de IFA serão entregues ao Brasil. O primeiro lote com 88,6 litros do insumo chega no próximo sábado (6) e será destinado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que poderá produzir 2,81 milhões de doses. Durante a reunião, foi decidido que os demais lotes chegarão ao longo do mês, com IFA suficiente para a produção de 15 milhões de doses.

Foto - Divulgação

“A chegada desses lotes vai permitir que possamos alcançar algo como 10% da população vacinada no Brasil. Além disso, pedimos a garantia de um cronograma de vacinas para que, com antecipação de IFA, possamos, nos meses de março e abril, ter uma produção para vacinar toda a fase 1. Esse é um passo muito importante”, explicou Wellington Dias.

Outro ponto debatido durante a videoconferência foi uma reunião com o Ministério da Saúde, prevista para a próxima terça-feira (9), a fim de tratar sobre a nova lei aprovada no Senado que prevê o reconhecimento de múltiplas vacinas. O objetivo é a compra direta, por parte dos estados, a partir do excedente de compra do Ministério da Saúde. “Queremos garantir vacinas para mais pessoas. Além de seguirmos o plano nacional, pelo qual já demos início à vacinação das pessoas acima de 90 anos, queremos garantir que a gente possa vacinar o pessoal da educação, do turismo, da construção civil, do comércio, ou seja, ampliar, para que tenhamos mais cedo a imunização no país”, destacou o governador do Piauí.

Foto - Divulgação

O gestor conta ainda que, além da saúde, discutiu-se uma estratégia para a economia do país. Foi acertada a organização de câmaras técnicas, formada por representantes dos estados brasileiros e embaixada e governo da China, para ampliar estrategicamente as possibilidades em diversas áreas econômicas. “Nestas câmaras, iremos tratar de diversas áreas como a tecnologias, produção de alimentos, energias renováveis, área vinculada, por exemplo, a investimentos direto em produção, balança comercial, onde compramos e vendemos para a China. Esse trabalho será parte do grande plano de retomada da Economia para o Brasil, a partir de cada estado”, concluiu.

O embaixador Yang agradeceu a parceria e atitude positiva dos governadores. “Gostaríamos de consolidar ainda mais essa parceria com os estados para interesses comuns e benefício da população. Somos dois países emergentes e com grande peso. O Brasil é um parceiro estratégico da China e que vai muito além do laço comercial”, afirmou Yang Wanming.

Fonte: Portal do Governo do Piauí  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES