Entenda: distanciamento social é importante para conter o coronavírus

O que parecia ser apenas um surto temporário acabou ganhando proporções gigantescas

Coronavírus | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde o início do surto de coronavírus em janeiro, o mundo todo já ficou em alerta. Até então a situação não era tão dramática. Mas o que parecia ser apenas um surto temporário acabou ganhando proporções gigantescas e se espalhou por todos os continentes do planeta. Logo foi declarada como uma emergência de saúde pública global e agora já é considerada uma pandemia. Nesse cenário a situação é muito mais grave e as pessoas estão realmente preocupadas. Afinal, a Covid-19 é uma doença altamente transmissível. E é exatamente aí, a raiz do problema, e mesmo que já estejamos em busca de uma cura para a doença, no momento, a principal preocupação é conter a Covid-19. Com informações do Fatos Desconhecidos.

Quanto a isso, governos do mundo todo já estão tomando medidas preventivas com o intuito de conter a pandemia. Entre eles o Brasil, que já começou a implantar medidas de "distanciamento social". Medida que consiste basicamente em evitar aglomerações de pessoas afim fazer com que a Covid-19 não se espalhe ainda mais. Por isso, desde que foi declarada a pandemia, vários estabelecimentos comerciais, eventos de grande público estão sendo fechados, cancelados ou adiados temporariamente. E no momento, os especialistas garantem que esse distanciamento social é essencial para diminuir os casos de coronavírus.

Transmissão da doença

E para entender como é necessário essa política de isolamento social, primeiro é preciso compreender como o coronavírus se espalha. Os organismos causadores da Covid-19 podem se espalhar tanto pelo ar quanto pelo contato, como uma gripe comum.

Ou seja, estar perto de alguém infectado aumenta as chances de também contrair a doença. Outro fator importante na transmissão, é que além de ficarem no ar, esses microrganismos sobrevivem até três dias sem várias superfícies. Assim, ao tocar em locais contaminados e levar a mão à boca, olhos ou nariz, pode resultar-se na infecção pelo vírus.

De acordo com o Ministério da Saúde, a facilidade em que a doença se espalha, faz com que os casos no Brasil dobrem a cada três dias. O que é algo realmente preocupante. Então, além das medidas básicas de higiene, nesse momento também é importante evitar contato com outras pessoas. Afinal, nunca se sabe quem está ou não infectado, já que o vírus pode ficar encubado por até 5 dias, antes dos primeiros sintomas aparecerem.

Distanciamento social

O distanciamento social já começou aqui no Brasil, com vários estabelecimentos, como restaurantes e lojas, fechando as portas. Assim como o cancelamento de eventos para o público, como shows, festivais, baladas, jogos de futebol, entre outros. Escolas e universidades também já estão paralisando as atividades devido ao coronavírus. Algumas empresas já estão aderindo ao home office temporariamente, para oferecer mais segurança aos seus funcionários. E o mundo inteiro está se adaptando ao distanciamento social, devido a essa pandemia.

"Na cidade de Nova York, por exemplo, os teatros fecharam temporariamente, muitas convenções em todo o mundo estão sendo canceladas e as escolas estão fechando em todos os EUA", conta Thomas Perls. Ele que é professor de medicina da Universidade de Boston.

Segundo os especialistas, essas pequenas atitudes diminuem consideravelmente a chance de contágio. Isso, porque é impossível isolar todas as pessoas contaminadas. Por isso, é tão importante que principalmente os estabelecimentos tomem a iniciativa.

"Controlamos o desejo das pessoas de estarem em locais públicos fechando esses lugares", explica Drew Harris, da Universidade Thomas Jefferson. "Reduzir a oportunidade de encontros ajuda no distanciamento social".

E olhando a Coreia do Sul, vemos como essa medida foi importante para combater a epidemia. Segundo o professor Javier Valls, da Universidade de Granada, na Espanha, mais de 200 mil testes de Covid-19 foram feitos no país. Depois da implementação do distanciamento social, a taxa de pessoas infectadas pelo coronavírus caiu de 813. no dia 29 de fevereiro, para 114. no dia 12 de março.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES