Equipe da OMS diz que origem da pandemia não surgiu em mercado chinês

A cidade de Wuhan e o mercado de Huanan, na China, não podem ser considerados como ponto de origem da pandemia, conclui o relatório da equipe da OMS

OMS diz que origem da pandemia de Covid não surgiu em mercado chinês | Fotoarena
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), concluiu, que as primeiras evidências do surgimento do coronavírus no mundo não ocorreu dentro do mercado chinês de Huanan, em Wuhan. A investigação realizada por uma equipe de especialistas indica que houve casos iniciais que nada tinham a ver com o local.

O que agora se sabe, é que em dezembro de 2019, houve uma transmissão considerável do vírus numa comunidade próxima que também não pode ser associada ao mercado. Estas informações "sugerem que aquele mercado não foi a fonte do surto", afirma o relatório.

Esta é a primeira conclusão da missão internacional de 17 cientistas, que trabalharam com uma equipa composta pelo mesmo número de especialistas chineses, numa visita de 28 dias a Wuhan, metade dos quais foram passados pelo primeiro grupo em quarentena.

O local de onde o coronavírus SARS-CoV-2 se espalhou inicialmente permanece um mistério, porque, apesar de o mercado não estar totalmente descartado, não há provas suficientes de que a crise sanitária causada pela covid-19 tenha começado ali.

Agentes da OMS enquanto estiveram vistoriando mercado na China- Foto: Reuters

"Neste momento, não se podem tirar conclusões firmes sobre o papel do mercado de Huanan na origem do surto ou sobre a forma como a infeção terá chegado ao mercado", sublinha o relatório.

Os cientistas apontaram também que estudos de diferentes países sugerem que o SARS-CoV-2 pode ter circulado várias semanas antes de o primeiro caso ser detetado em Wuhan.

Isto pode sugerir "a possibilidade de uma circulação ignorada em outros países", referem os cientistas, que consideram importante conhecer estes casos anteriores.

O mercado chinês de Huanan, em Wuhan continua fechado- Foto: Fotoarena

Uma das narrativas mais comuns das autoridades chinesas é que o vírus não se espalhou pelo mundo a partir de Wuhan, mas tendo começado noutro lado.

Com infomações da Reuters. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES