Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Especialista promove evento sobre Coronavírus em Teresina nesta sexta

Evento gratuito acontece nesta sexta (7) das 8h30 às12h no Cine Teatro da UFPI.

Compartilhe

O surgimento do novo Coronavírus, em dezembro do ano passado, em Wuhan, na China, vem deixando todos os países em alerta. Diante da emergência de saúde internacional decretada em razão da doença, o médico Carlos Henrique Costa Nery, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, realiza nesta sexta (7) de 8h:30 às 12h no Cine teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Petrônio Portela, em Teresina, o seminário gratuito "Um Novo Coronavírus 2019"  para conhecer melhor sobre o novo vírus e seus riscos. 

O médico Carlos Henrique Costa Nery, e outros especialistas promovem semináriuo sobre O Novo Coronavírus. Foto: Mayara Dias Portal MN

"Essa reunião é para mostrar para as pessoas, especialistas e imprensa a saberem como se protegerem e se comportarem diante do vírus. Vamos falar desde a fase clínica até medidas de tratamentos da doença.O Seminário foi programado com Centro de Inteligência de Agravos e Emergentes da UFPI logo após nós notarmos a dimensão da epidemia e sua atividade de chegar até aqui. É dever da instituição tentar mostrar a população do Estado a importância desse agravo", destacou o médico em entrevista ao programa Diálogo Franco, apresentado por Silas Freire, na TV Jornal Meio Norte, canal 20.1 e Rádio Jornal Meio Norte, 90,3FM. 

Especialista falou do Coronavírus no Programa Diálogo Franco, apresentado por Silas Freire. Foto: Mayara Dias Portal MN

Apesar de ser de uma família diferente, esse vírus saltou de uma espécie biológica e sofreu mutações espontâneas e aleatórias. A transmissão do novo coronavírus entre pessoas, por sua vez, se dá apenas a partir de um contato muito próximo. "A melhor maneira de prevenção da epidemia depende das medidas de higiene individual, as pessoas devem lavar com água e sabão de forma correta as mãos, os dedos ou se não for possível, faça o uso do álcool gel ou líquido. Ao tossir sempre cobrir o nariz com lenço ou se estiver gripado, evitar se expor em aglomerados para não espalhar a doença para os demais", caracteriza o especialista.

O evento reunirá expoentes na área de saúde como o biologista molecular, Dr. Adelino Lima Neto que abordará sobre a biologia do Coronavírus. Na sequência seguem palestras da epidemiologista Dra. Dorcas Lamounier e apresentação clínica do diagnóstico da infecção do vírus.

Participação

A inscrição é gratuita e deve ser realizada por meio do formulário on-line ou estando presente no local.  O seminário é destinado ao público em geral assim como gestores, profissionais de saúde, imprensa, estudantes, pós-graduandos, professores. O espaço possui 240 lugares.

Antivirais e vacinas são armas buscadas

Cada pessoa infectada pelo coronavírus gera em média mais dois ou três casos - Foto: Wikimedia Commons

O problema para a infecção é que ainda não existe um tratamento medicamentoso curativo. Nas conjecturas de Carlos Henrique, antivirais já estão sendo experimentados. "Remédio não tem. Estamos experimentados alguns fármacos que são promissores e podem ajudar num desenvolvimento menos grave,  o resto é que temos um tratamento de suporte. Estimasse que depois de 14 dias a pessoa não passe mais o vírus", explica. 

Nas proposições do especialista, o Brasil vem identificando instrumentos de diagnóstico para fazer o isolamento de pessoas que já tenham o coronavírus ou de pessoas que tenham tido conexões geográficas por onde já ocorreu a transmissão. "O que se pode fazer é a quarentena de pessoas que tenham viajado ou se exposto a pessoas com coronavírus, o Brasil tem condições de fazer isso e amanhã explicaremos mais sobre esse assunto", conclui Carlos Henrique Nery. 


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar