Estado do Ceará é o que mais testa no Brasil

Ceará já distribuiu cerca de 220 mil testes rápidos para municípios;

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em meio à pandemia do novo coronavírus, o Governo do Ceará já distribuiu 219,2 mil testes rápidos para detecção da Covid-19 nos municípios. Mesmo com a escassez mundial desse tipo de insumo, o Estado é, proporcionalmente, o que mais testa a população. Essa é uma das principais medidas apontadas por infectologistas para mapear a evolução da doença e conseguir combatê-la com mais eficiência.

Em conversa virtual com a população nesta semana, o governador Camilo Santana ressaltou a importância de aplicação dos testes. “Quanto mais testamos, mais identificamos a evolução da doença, isso significa que temos mais casos e mais óbitos confirmados, mas é fundamental termos essa informação para que possamos planejar as ações de enfrentamento da melhor forma”, disse em transmissão via redes sociais.

Fortaleza recebeu maior quantidade dos testes. Além de ser o município cearense com maior população, é também o epicentro da doença no Ceará. Até agora, foram destinados 70,2 mil testes rápidos para atender os moradores da Capital. No atual cenário epidemiológico, a região de Sobral é a segunda mais afetada pela Covid-19. Portanto, a cidade e os municípios vizinhos receberam, ao todo, 12,5 mil testes rápidos. Os municípios de Caucaia e Maracanaú, que também apresentaram altos índices da doença, receberam cerca de 10 mil testes rápidos para atender a demanda.

“No Ceará, os testes rápidos estão amplamente distribuídos em todos os municípios. Tivemos distribuição de testes em 5 fases, contemplando órgãos de Segurança Pública, hospitais, UPAs, CEO e Policlínicas do Estado, além de outras atividades essenciais. E mais 150.000 testes serão distribuídos nas próximas duas semanas”, detalhou a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida.

Líder em testagens

Além dos testes rápidos, o Ceará realiza testes RT-PCR e sorologia para identificar o novo coronavírus. Ao todo, somados os três tipos, já foram realizados 132,4 mil exames no Estado para detectar a Covid-19.

“O Ceará é o estado brasileiro que mais testa, tanto proporcionalmente, em relação à população, quanto numericamente, já que ultrapassamos São Paulo em quantidade de testes feitos. E também somos o estado mais transparente do Brasil com os números da Covid-19. Essa é uma determinação minha nesse enfrentamento”, disse o governador durante a conversa com a população.

Igor Cavalcante - Texto

José Wagner e Tatiana Fortes - Fotos(Fonte:Governo do Ceará)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES