Estados e municípios já temem falta de oxigênio e alertam governo

Os governadores de Minas Gerais e Acre, por exemplo, já solicitaram ajuda ao Ministério da Saúde para evitar um quadro de escassez de cilindros do gás nas unidades de saúde.

tyi | tyi
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após o cenário de colapso e crise devido a falta de oxigênio em Manaus (AM), o que levou os pacientes dos hospitais da cidade serem transferidos para outras regiões, diversos estados e municípios do país já temem pela falta do insumo. Os governadores de Minas Gerais e Acre, por exemplo, já solicitaram ajuda ao Ministério da Saúde para evitar um quadro de escassez de cilindros do gás nas unidades de saúde.

Em Rondônia, foi o Ministério Público Federal (MPF) que alertou o Executivo sobre um possível problema de desabastecimento no estado. Dezenas de municípios também estão sob risco de desabastecimento. Já na última terça-feira, o governo de Minas Gerais pediu ajuda ao Ministério da Saúde para que não falte oxigênio no estado. Por meio de nota, o governo do estado afirmou que "as empresas fornecedoras de oxigênio estão fazendo uma reestruturação logística para atender a alta demanda". Segundo ressaltou o secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, ainda não há problemas de abastecimento, mas o estado deve se preparar. 

Foto: Código 19/ O Globo

Outros municípios pelo Brasil também vêm relatando risco de escassez do insumo. Cerca de 60 cidades do Rio Grande do Norte enfrentam problemas com a falta de oxigênio, segundo o Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems). O consumo do gás aumentou cerca de 15% desde o início da pandemia. Durante o fim de semana, pelo menos três unidades de saúde da capital Natal e região metropolitana tiveram problemas com a falta do insumo.

No Ceará, 39 municípios estão sob o risco de falta de desabastecimento, segundo a Associação dos Municípios do Ceará (Aprece). O governador Camilo Santana (PT) negou a escassez de oxigênio em nota nas redes sociais, mas afirmou que existe um ''problema na entrega" aos municípios.

Na semana passada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou que fabricantes, envasadoras e distribuidoras de oxigênio medicinal devem informar ao órgão, semanalmente, sobre a capacidade de fabricação, envase e distribuição, além dos estoques disponíveis do produto.

Fonte: O Globo



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES