Estudo aponta mudanças nos sintomas da Covid-19; saiba a que ficar atento

Tosse seca persistente, perda de olfato e paladar e temperatura elevada, há mais de um ano, são tidos como os principais sintomas da Covid-19

Covid-19 | Shutterstock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tosse seca persistente, perda de olfato e paladar e temperatura elevada, há mais de um ano, são tidos como os principais sintomas da Covid-19.

Agora, no entanto, eles mudaram um pouco e nem todas as pessoas acomeditas pela doença apresentam estes sinais, o que pode acabar dificultando o diagnóstico. Por isso é necessário que se fique atento aos novos sintomas da doença.

Pessoas com Covid-19 passam a apresentar novos sintomas (Foto: Shutterstock)

Segundo um novo estudo britânico, se tem menos de 40 anos, os sinais a ter em atenção são dores de cabeça, garganta irritada e corrimento nasal.

Já se tem mais de 40, os sintomas chave são dores de cabeça, corrimento nasal e espirros.

Variante Delta

O professor Tim Spector, líder do novo estudo, disse ao jornal The Telegraph que a variante Delta, inicialmente identificada na Índia, parece operar "de forma ligeiramente diferente".

Contudo, o especialista também considera que a manifestação desses sintomas distintos pode se dever ao fato de que atualmente a Covid-19 está causando uma epidemia entre as gerações mais novas, e daí os sintomas variarem.

Spector afirmou: "desde o início de maio, que temos estado a analisar os principais sintomas e a verdade é que já não são os mesmos".

"O principal é dor de cabeça seguido de dor de garganta, corrimento nasal e febre".

"Todos estes sinais não são aqueles que consideramos os sintomas clássicos, o quinto é tosse, como tal agora é mais raro e a perda de olfato já nem sequer perfaz o top 10", acrescentou o professor.

"Esta variante parece operar de forma ligeiramente diferente".

Dores de cabeça

Atualmente, a incidência de dores de cabeça é o sintoma mais comum, afetando 66% das pessoas com menos de 40 anos e 53% acima dos 40.

Indivíduos com mais de 40 anos apresentam menos sintomas e quando ocorrem tendem a ser ligeiros, devido à vacinação.

Nenhum dos sintomas remetem para a 'clássica tríade': tosse, febre e perda de olfato. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES