Estudo: Covid-19 pode aumentar risco de Alzheimer, Parkinson e AVC

Estudo realizado na Dinamarca revela o impacto da infecção pelo coronavírus com relação as doenças neurodegenerativas

Covid-19 pode aumentar risco de Alzheimer, Parkinson e AVC segundo pesquisa | Getty images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo feito por pesquisadores do Hospital da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, apresentado durante o 8º Congresso da Academia Europeia de Neurologia, na Áustria, traz um dado que chama a atenção da comunidade científica.

Pessoas que chegaram a ser infectadas pelo novo coronavírus correm um risco bem maior de desenvolver distúrbios neurodegenerativos. Isso, levando-se em consideração aquelas que não tiveram Covid-19.

Cérebro é alvo de estudos com relação a Covid e seus impactos nas doenças degenerativas - Getty images

Covid-19

O médico Pardis Zarifkar, autor principal do estudo e pesquisador do Departamento de Neurologia do Hospital da Universidade de Copenhague, em comunicado ressaltou os estudos com relação a Covid-19.

A equipe analisou registros de saúde de quase metade da população total da Dinamarca, entre 2020 e 2021.

Os resultados do trabalho publicado na revista Frontiers in Neurology mostraram que aqueles que foram infectados apresentaram um risco 3,5 vezes maior de serem diagnosticados com Alzheimer; assim como uma probabilidade 2,6 vezes maior de Parkinson

Pessoas que pegaram Covid tiveram evidências de risco aumentado segundo estudo -  reprodução internet

Risco aumentado

Eles ainda apresentaram um risco 4,8 vezes maior de sangramento no cérebro e 2,7 vezes mais chances de desenvolver acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico.

Já haviam evidências sobre um risco aumentado de doenças neurodegenerativas após outras infecções virais, como a gripe, que é causada pelo influenza. Por isso, a análise também incluiu dados de pacientes com influenza do período pré-pandêmico correspondente.

Para a maioria das doenças neurológicas, o aumento do risco observado após a Covid-19 foi semelhante ao da gripe ou outras doenças respiratórias. Os pesquisadores ressaltam que são necessários trabalhos com um número maior de pessoas para confirmar essas descobertas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES