Estudo: eficácia da Pfizer contra variante indiana é 'ligeiramente menor'

Apesar de uma “eficácia ligeiramente inferior, com base em testes de laboratório, a vacina Pfizer é provavelmente protetora”.

vacina | Sesapi
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vacina da Pfizer produz anticorpos capazes de neutralizar a variante indiana do coronavírus, embora sua eficácia seja "um pouco menor", segundo estudo de pesquisadores do Instituto Pasteur de Paris. A variante indiana do coronavírus foi oficialmente detectada em 53 territórios, de acordo com relatório da Organização Mundial de Saúde.

Leia Mais

Pessoas vacinadas com duas doses de Pfizer têm anticorpos em seu soro sanguíneo que são eficazes contra a variante inglesa, mas menos eficazes contra a variante indiana estudada, de acordo com esses estudos divulgados pelo site de pré-publicação BioRxiv.

Apesar de uma "eficácia ligeiramente inferior, com base em testes de laboratório, a vacina Pfizer é provavelmente protetora", diz Olivier Schwartz, co-autor do estudo e diretor da unidade de Vírus e Imunidade do Instituto Pasteur em Paris.

Eifcácia da Pfizer é um pouco menor referente a variante indiana - Foto: Divulgação/Sesapi

A variante indiana já chegou ao Brasil. Na semana passada, o Maranhão confirmou os primeiros casos da cepa, detectados em tripulantes do navio MV Shandong da Zhi, que saiu da Malásia e viajou até o litoral maranhense. Na sexta-feira, o governo de Minas Gerais também confirmou o primeiro caso da variante B.1.617 no estado, e um hotel no Espírito Santo foi interditado após a cepa ser detectada em viajante.

Os cientistas também testaram a eficácia da AstraZeneca contra essas variantes, mas apenas com pessoas vacinadas com uma dose, já que "não tiveram acesso a amostras de pessoas que receberam as duas doses" no momento em que este estudo foi conduzido, explicou Schwartz à AFP.

A vacina começou a ser usada na União Europeia em fevereiro e entre as duas doses recomenda-se aguardar 12 semanas. No final de abril, quando foi realizado o estudo, apenas um número muito pequeno de pessoas havia recebido as duas doses, devido a dúvidas sobre seus possíveis efeitos colaterais, que fizeram com que o medicamento ficasse restrito a maiores de 55 anos na França.

Os resultados dos estudos, realizados em hospitais universitários franceses, mostram que uma dose da AstraZeneca é eficaz contra a variante inglesa, mas "funciona muito pouco contra as variantes indiana e sul-africana". Uma única dose dessa vacina parece "ineficaz ou completamente ineficaz" contra a variante indiana, enfatiza o pesquisador.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES