Estudo identifica presença do coronavírus em placa bacteriana nos dentes

A pesquisa mostra um fato já defendido pelos odontologistas, a importância da saúde bucal, até na prevenção da covid-19.

Placa | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pesquisa realizada no Hospital de Clínicas de Porto Alegre por profissionais da residência em Periodontia encontrou coronavírus no biofilme dental - a placa bacteriana - dos pacientes que tiveram covid-19. Em cerca de 20% das amostras foi verificado o vírus.

O biofilme é uma película formada nos dentes por bactérias, microorganismos e restos de alimentos. Estudos também encontraram a presença de fungos e vírus nessa camada. A pesquisa realizada no Rio Grande do Sul provou que o Sars-CoV 2 pode se alocar e permanecer no biofilme dos pacientes.

20% das amostras de pacientes que tiveram covid havia a presença do vírus na placa bacteriana

Para o dentista e especialista em Saúde Coletiva na Neodent João Piscininio, a pesquisa mostra um fato já defendido pelos odontologistas, a importância da saúde bucal, até na prevenção da covid-19. "A boa higiene bucal poderia inclusive evitar a entrada do vírus no organismo por meio do contágio oral. Nem sempre quando a gente entra em contato com o vírus adquirimos a doença, e esse vírus pode ficar retido no biofilme", garantiu o especialista.

O estudo coletou biofilme de 70 pacientes que estavam com covid-19, e a presença do vírus foi detectada em 13 amostras. Os pacientes nos quais foi encontrado vírus no biofilme foram os mesmo que tiveram maior carga viral nas amostras de oro e nasofaringe.

No estudo ainda não é possível afirmar se o vírus sobrevive no biofilme e se ele pode se deslocar pelo sistema respiratório ou corrente sanguínea. Apesar da pesquisa não avaliar a possibilidade de reinfecção e as consequências da presença do vírus no biofilme, o dentista que existe essa possibilidade. "Estudos já comprovam a reinfecção da covid-19. Até mesmo pessoas que estão vacinadas podem transmitir o vírus para outras não imunizadas. Então, se o vírus está presente no biofilme do paciente, ele poderá ser transmitido", destacou o dentista.

Prevenção e higiene bucal

Os cuidados diários para prevenir a covid-19 já fazem parte da rotina, lavar as mãos, usar a máscara, manter o distanciamento social e álcool em gel. Piscininio destaca esses e outros cuidados na hora de prevenir a doença. "O básico é sempre essencial, usar máscara cobrindo o nariz e a boca, evitar levar ao rosto as mãos e objetos não higienizados, não aglomerar e manter o distanciamento social. É necessário também ter uma rotina de higiene bucal, que previne cáries, doenças periodontais e também o desenvolvimento da covid-19. São cuidados como a escovação três vezes ao dia, fio dental diariamente e visitas semestrais ao dentista, inclusive na pandemia".

Outra recomendação do especialista é manter a escova de dente sempre nova, separada das escovas de outros integrantes da casa. "São detalhes que auxiliam na higiene e podem evitar o contágio ou a transmissão da covid entre pessoas na mesma residência", conclui.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES