Estudo mostra que taninos do vinho podem inibir enzimas da Covid-19

Cientistas de Taiwan descobriram que os taninos inibem duas enzimas presentes no vírus que causa a Covid-19.

mnm | mn
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo feito pela China Medical University de Taiwan descobriu que os taninos presentes nos vinhos tintos podem inibir duas enzimas-chaves do coronavírus, prevenindo a infecção e controlando o aumento da carga viral.

De acordo com o estudo, a ideia era encontrar compostos naturais que poderiam ter efeito sobre o Sars-CoV-2. O ácido tânico, substância da classe dos taninos que já havia sido comprovadamente eficaz contra a SARS em 2003, foi um dos candidatos. Os taninos são compostos antioxidantes e têm efeitos anti-inflamatórios, características ideais que o estudo buscava.

Para ler a pesquisa completa em inglês, clique aqui.

Foto - Reprodução

Dois alimentos ricos em taninos surgem como fortes candidatos a principais heróis nessa história, a uva e o sorgo que também é conhecido como milho-zaburro, um cereal muito utilizado na Ásia, na África e na América Central. Dele também é feita uma bebida alcoólica chamada baijiu. Porém nem o vinho nem o baijiu foram estudados na pesquisa.

Mas Mien-Chie Hung, presidente da China Medical University, ainda deixou uma esperança. Respondendo sobre a eficácia das bebidas contra o Covid-19 ele disse:

“A uva e o sorgo têm um conteúdo de tanino relativamente alto. Na verdade, estamos fazendo pesquisas nessa área. Esperamos que, em um futuro próximo, possamos decidir se o vinho ou o baijiu são mais potentes em taninos. ”

Fonte: Revista ADEGA

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES