Estudo mostra que vegetarianos têm 73% menos chances de ter Covid grave

Quanda comparadas as probabilidades daqueles que não seguiram as dietas e adotaram uma alimentação com baixo teor de carboidratos e proteínas, as chances de ter uma infecção de moderada a grave é quase quatro vezes maior.

Alimentação | shutterstock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pesquisa divulgada pela revista BMJ Nutrition Prevention & Health apontou que pessoas com  dietas baseadas em vegetais têm chances 73% menores de desenvolverem quadros graves ao contrair a Covid-19. Outro dado obtido é que, entre pacientes adeptos do pescetarianismo (que comem apenas peixes e frutos do mar, mas excluem a carne de outros animais), a probabilidade de não ter um agravamento da doença chega a 53%.

Quanda comparadas as probabilidades daqueles que não seguiram as dietas e adotaram uma alimentação com baixo teor de carboidratos e proteínas, as chances de ter uma infecção de moderada a grave é quase quatro vezes maior.

De acordo com a pesquisa, o resultado se deve ao fato de as dietas à base de plantas serem ricas em nutrientes, com alto teor de fibra, vitaminas A, C, D e E, folato e minerais (ferro, potássio, magnésio). Estudos correlatos mostraram que a suplementação de alguns desses nutrientes, especificamente as vitaminas A, C, D e E, diminuíram o risco de doenças respiratórias, resfriado comum e pneumonia, e encurtaram a duração dessas doenças. Já a ingestão de peixes é uma importante fonte de vitamina D e ácidos graxos ômega 3, que têm efeitos anti-inflamatórios.

 Estudos correlatos mostraram que a suplementação de alguns desses nutrientes. (Foto: shutterstock)

O estudo foi divulgado esta semana com base nas respostas de 2.884 médicos e enfermeiros infectados, que atuam na linha de frente contra o coronavírus no Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha e nos Estados Unidos. Desse total, foram analisados 568 casos que apresentavam sintomas da doença, sejam eles leve, muito leve, moderado, grave ou muito grave.

Entre os 568 pacientes, 254 deles realizaram dietas à base de plantas e os outros 294 fizeram a dieta à base de pescados e frutos do mar. No total, 430 participantes tiveram gravidade de “muito leve a leve”, enquanto 138 tiveram gravidade “moderada a grave”, confirmando a hipótese dos pesquisadores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES