EUA autorizam vacinas contra covid-19 para crianças a partir dos 6 meses

A liberação foi dada pela Food and Drug Administration FDA, órgão equivalente à Anvisa, mas apenas para uso dos imunizantes da Pfizer e da Moderna.

Bebês a partir de 6 meses podem ser vacinados contra a Covid-19 | Thinkstock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Crianças a partir dos 6 meses podem ser vacinadas contra Covid-19 nos Estados Unidos. A liberação foi dada pela Food and Drug Administration (FDA), órgão equivalente à Anvisa, nesta sexta-feira (17), que concluiu que os benefícios superam riscos e atestou segurança e eficácia dos imunizantes. Contudo,  a vacinação deve ser feita apenas com os imunizantes da Pfizer e da Moderna.  

"Muitos pais, cuidadores e médicos estão esperando por uma vacina para crianças mais novas e esta ação ajudará a proteger crianças de até 6 meses de idade. Como vimos com grupos etários mais velhos, esperamos que as vacinas para crianças mais novas forneçam proteção contra os resultados mais graves do COVID-19, como hospitalização e morte", disse, em nota, Robert Califf, comissário da FDA.

Bebês a partir de 6 meses podem ser vacinados contra covid-19 nos EUA | foto: Thinkstock

A agência votou pela expansão da autorização de uso emergencial das vacinas na última quarta-feira (15). Para isso, a FDA e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) reuniram 230 páginas de dados que, segundo eles, mostraram que as vacinas eram seguras e provocavam uma forte resposta imune em crianças.

Administração das doses

Com a liberação nos EUA, Estados já encomendaram milhões de doses. No caso da Moderna, a FDA incluiu em bula o uso de imunizante para pessoas de 6 meses até 17 anos. O imunizante é administrado em uma série primária de duas doses - em intervalo de um mês -, com liberação de reforço (terceira dose) ao menos um mês após completar o ciclo para alguns indivíduos com imunodepressão.

Já a bula da Pfizer passou a contar com autorização para crianças de 6 meses até 4 anos. A vacina funciona em um esquema primário de três doses. As duas primeiras são aplicadas em um intervalo de três semanas. A terceira injeção, para os pequenos de 6 meses até quatro anos, é aplicada ao menos oito semanas após a segunda.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES