EUA:Profissional de saúde tem reação alérgica grave à vacina da Pfizer

A profissional de saúde foi vacinada ontem na cidade de Juneau, capital do Alasca e em apenas dez minutos após receber o imunizante, ela teve uma reação anafilática.

Funcionários preparam caixas para distribuição das primeiras doses da vacina da Pfizer nos Estados Unidos | Imagem: EFE/EPA/MORRY GASH / POOL
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma profissional de saúde que tomou a vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19 nos Estados Unidos teve uma reação alérgica grave e precisou ser hospitalizada. O caso é o primeiro do tipo com pessoas que não possuem histórico de alergia. Na semana passada, duas pessoas que receberam o imunizante no Reino Unido tiveram reações alérgicas fortes, mas elas já tinham um histórico alérgico conhecido.

CLIQUE AQUI E VEJA O MAPA MUNDIAL DO CORONAVÍRUS

O caso aconteceu com uma mulher de meia idade, segundo relato do jornal The New York Times que está sendo repercutido pela mídia americana. A profissional de saúde foi vacinada ontem na cidade de Juneau, capital do Alasca, no segundo dia da campanha de vacinação contra a covid-19 iniciada nos Estados Unidos. Apenas dez minutos após receber o imunizante, ela teve uma reação anafilática.

A reação se demonstrou com o rubor da pele e falta de ar. Foi preciso um tratamento com epinefrina, medicamento comumente utilizado em casos de reações alérgicas graves. A mulher foi internada para ficar sob observação e se mantinha estável hoje até o último boletim das autoridades de saúde americanas.

Funcionários preparam caixas para distribuição das primeiras doses da vacina da Pfizer nos Estados Unidos - Imagem: EFE/EPA/MORRY GASH / POOL

Segundo a médica Lindy Jones, diretora do departamento de emergência do Hospital Regional Bartlett, onde a paciente foi atendida, os sintomas desapareceram logo após a mulher ser medicada.

"Ela está saudável e bem", disse Lindy ao New York Times, acrescentando que a paciente não perdeu o entusiasmo por ter sido vacinada. A expectativa é de que ela receba alta ainda hoje.

A reação alérgica da profissional de saúde dos Estados Unidos é parecida com à dos pacientes vacinados no Reino Unido que também tiveram reações anafiláticas. Ambos se recuperam, mas motivaram um alerta feito pelas autoridades britânicas sobre a vacina da Pfizer.

Na última quarta-feira (9), um dia após o país ter iniciado a vacinação, a MHRA (Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido) informou que pessoas com alergias excessivas não deveriam receber o imunizante.

Em contato feito com o New York Times, a Pfizer lembrou que sua vacina vem com a informação de que pode ser necessário tratamento médico em caso de uma rara reação anafilática. O laboratório americano também informou que ainda está buscando detalhes sobre o caso ocorrido no Alasca.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES