EUA voltam a recomendar uso de máscara mesmo em ambiente fechado; entenda!

A preocupação é com a variante Delta, que é mais contagiosa, e tem infectado aqueles que já receberam duas doses de vacina, de acordo com relatórios de saúde.

Uso de máscara entre vacinados voltou a ser recomendada nos EUA | Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O uso de máscaras em ambiente fechado para quem já tomou as duas doses da vacina contra a Covid-19 voltou a ser recomendado nos Estados Unidos. A medida foi anunciada nesta terça-feira (27), pelo Centro de Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês), órgão dos Estados Unidos responsável pelo combate às pandemias.

A preocupação é com a variante Delta, que é mais contagiosa, e tem infectado aqueles que já receberam duas doses de vacina, de acordo com relatórios de saúde. A recomendação não é uma regra obrigatória, e sim uma orientação à população, mas serviu para lembrar os americanos de que, apesar do sucesso recente do país no combate à Covid-19, a pandemia ainda não acabou.

Uso de máscara entre vacinados voltou a ser recomendada nos EUA | foto: Getty Images

Quase 50% da população vacinada

Devido à evolução favorável do combate à pandemia de Covid-19, com vacinação de grande parte da população, o CDC havia anunciado, em maio deste ano, que pessoas que tenham tomado as duas doses da vacina contra a Covid-19 não precisariam mais usar máscaras de proteção ou respeitar o distanciamento social, com exceção no transporte público, onde todos deveriam manter as máscaras.

Mas devido ao avanço da variante Delta, o CDC voltou a recomendar o uso do acessório. Uma recomendação especial foi feita para que, mesmo entre os vacinados, seja mantido o uso de máscaras em escolas por professores, funcionários, alunos e visitantes de escolas.

Quase metade (48,8%) da população americana já recebeu duas doses de vacina, de acordo com a plataforma Our World In Data. São cerca de 163 milhões de pessoas.

Alta nas internações

Os EUA ocupam o primeiro lugar no triste ranking de mortes provocadas pelo coronavírus no mundo. São mais de 600 mil óbitos. Os números despencaram após uma campanha bem-sucedida de vacinação em massa. Contudo, a variante delta, considerada mais contagiosa, tem causado um aumento tanto das infecções como das hospitalizações em todos os estados dos EUA. Entre os novos casos, 83% foram infectados pela variante delta do coronavírus.

A grande maioria (97%) daqueles que precisam ser hospitalizados com infecções pelo coronavírus nos EUA é de pessoas que não foram vacinadas.

A variante delta se tornou prevalente rapidamente nos EUA. No começo de julho, cerca de metade dos infectados tinha sido atingida por essa cepa. Agora, são 83%.

A média de casos confirmados passou de 11,8 mil por dia, no começo do mês, para 34,7 mil atualmente, uma alta de 194% em 12 dias. O patamar ainda está muito abaixo do pico de 250 mil, alcançado no começo de janeiro.

Já a média de mortes continua abaixo de 300 por dia há quase um mês, muito inferior do recorde de 3,4 mil, que também foi registrado no começo deste ano.

Cenário da pandemia da Covid-19 no mundo;EUA tem mais de 34 milhões de casos confirmados até agora \ foto: ReproduçãoCenário da pandemia da Covid-19 no mundo;EUA tem mais de 34 milhões de casos confirmados até agora \ foto: Reprodução

Governos reveem medida

Nas últimas semanas, alguns governos regionais dos EUA recomendaram que as pessoas voltassem a usar máscaras em ambientes fechados. Foi o caso do Departamento de Saúde Pública do Condado de Los Angeles, na Califórnia. Esse é o mais populoso do país, com 10 milhões de moradores, e inclui a cidade de Los Angeles. Lá, as pessoas receberam a orientação para voltar a usar máscaras quando estiverem em locais públicos fechados.

Apesar de afirmar que pessoas completamente imunizadas "parecem estar bem protegidas contra infecção com a variante delta", as autoridades de saúde locais disseram que, como medida de precaução, recomendam "fortemente que as pessoas usem máscaras em locais fechados como supermercados, lojas, teatros, centros de entretenimento e locais de trabalho quando não souberem o status de vacinação de todos os presentes".

Com informações do G1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES