Ex-deputado Juraci Leite morre aos 88 anos pela Covid-19 em Teresina

A informação foi confirmada ao Meio Norte.com pelo ex-deputado José Roncalli e amigos da família.

A informação foi confirmada ao Meio Norte.com pelo ex-deputado José Roncalli e amigos da família. | aLEPI
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembléia Lesgislativa do Piauí (ALEPI), Gerardo Juraci Campelo Leite, morreu nesta segunda-feira (13), aos 88 anos, devido complicações causadas pela Covid-19. Ele estava internado no no Hospital São Marcos, em Teresina, há quase 20 dias, em tratamento da doença.

Juraci Leite foi presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) até o ano de 2010, desistindo da reeleição no ano de 2014, próximo ao período das datas do pleito estadual, sendo homenageado na mesma época.

A informação foi confirmada ao Meio Norte.com pelo ex-deputado José Roncalli e amigos da família. “Ele chegou com a Covid-19 ao Hospital São Marcos no mesmo período em que o ex-deputado estadual Mauro Tapety saiu da UTI, também com Covid. Ele já vinha meio doente, e recebi essa informação do seu falecimento”, disse Roncalli.

Juraci Leite morre aos 88 anos vítima da Covid-19 (Reprodução/ Alepi) 

Em nota, o Governo do Piauí lamentou a morte do ex-deputado e se solidarizou com a perda da família e amigos. 

Confira:

O Governo do Estado do Piauí lamenta o falecimento do ex-deputado estadual Juraci Leite, nesta segunda-feira (13). Juraci nasceu em Pedro II e era formado em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará. Foi professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e da Universidade Federal do Piauí (UFPI), além de diretor do Colégio Estadual Zacarias de Góis, o Liceu Piauiense.

O ex-parlamentar tinha 88 anos e exerceu oito mandatos na Assembleia Legislativa.

Neste momento de dor, em nome dos piauienses, o Governo do Piauí se solidariza com os familiares e amigos de Juraci Leite.

Em nota, a Prefeitura de Teresina lamentou o falecimento do ex-deputado. O comunicado expressou o pesar aos familiares e amigos de Juraci. "A Prefeitura de Teresina lamenta o falecimento do ex-deputado estadual Juraci Leite, 88 anos, vítima do novo coronavírus. Juraci Leite estava internado em hospital particular lutando contra a doença. Na Assembleia Legislativa do Piauí, Juraci Leite exerceu oito mandatos consecutivos como deputado estadual onde chegou a ser Presidente", diz Trecho da nota.

Veja: 

A Prefeitura de Teresina lamenta o falecimento do ex-deputado estadual Juraci Leite, 88 anos, vítima do novo coronavírus. Juraci Leite estava internado em hospital particular lutando contra a doença. Na Assembleia Legislativa do Piauí, Juraci Leite exerceu oito mandatos consecutivos como deputado estadual onde chegou a ser Presidente.

Formado em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará, também foi médico do antigo Instituto de Assistência e Previdência dos Servidores do Estado (IPASE) e professor da Escola Técnica Federal do Piauí. Sua atuação também foi marcada no magistério onde foi Diretor do Colégio Eurípedes Aguiar e do Colégio Estadual Zacarias de Góis (Liceu Piauiense) e professor da Universidade Federal do Piauí. A Prefeitura de Teresina manifesta seu profundo pesar e solidariedade para os familiares e amigos.

Juraci Leite morre aos 88 anos em Teresina pela Covid-19 (Reprodução/ Alepi)

Alepi decreta luto oficial de três dias

A Assembleia Legislativa do Estado do Piauí decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do ex-presidente da casa. Também por meio de nota, a Alepi se solidarizou com a família e enalteceu a história de Juraci.  "A Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, deputados e servidores, lamentam, com profundo pesar, o falecimento do ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Juraci Leite, ocorrido na tarde desta segunda-feira (13),no Hospital São Marcos, Teresina. Juraci tinha 88 anos e estava se tratando da Covid-19, mas não resistiu. Neste momento de pesar, a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí se solidariza com a família e aos amigos de Juraci Leite, declarando luto oficial de três dias", diz o comunicado.

O presidente, Themístocles Filho (MDB), lembrou do forte laço de amizade e companheirismo que mantinha com Juraci Leite.  “Eu não hesitaria em qualificá-lo como um homem de bem”, afirmou. “A Assembleia Legislativa do Piauí se despede de um grande companheiro e manifesta à família e amigos as mais sinceras condolências”, acrescenta o presidente Themístocles.

Esposa faleceu recentemente

Sua esposa, a professora aposentada Jandira Campelo Leite, faleceu no último dia 07 de junho. O motivo da morte não foi divulgado pela família. 

'Professora Jandira' foi fundadora da clínica odontológica infantil com atuação brilhante na área da odontopediatria.

Juraci Leite e a esposa, a professora Jandira Leite (Reprodução)

HISTÓRIA

Odontólogo, Juraci Cameplo Leite conquistou oito mandatos de deputado estadual. Assumiu pela primeira vez em 1983, sendo deputado constituinte. Em 1985 foi eleito 1º secretário da Assembleia Legislativa do Piauí. Em 1993 assumiu a 1ª vice-presidência da Casa e no ano seguinte foi eleito pela quarta vez como deputado estadual.  Em 1995 foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Piauí por unanimidade. Foi em sua gestão que a Assembleia Legislativa junto com a Asalpi adquiriu a casa que viria a se transformar no prédio da Escola Cidadão-Cidadã.  Em 1996 assumiu o Governo do Estado durante 15 dias. 

E em 1997 foi reeleito presidente entrando para História como do cenário político nacional como o primeiro presidente de Assembleia Legislativa a conseguir a reeleição.  Entre seus projetos mais conhecidos estão os da criação de seis municípios : Buriti dos Montes; Cabeceiras do Piauí; Juazeiro do Piauí; Assunção do Piauí; Milton Brandão e Lagoa de São Francisco.   Em 2014 Juraci Leite deixou a vida pública e não concorreu mais a uma vaga no legislativo sendo homenageado em dezembro do mesmo ano pela Assembleia como o deputado com maior número de mandatos atuante até então.   Natural de Pedro II, filho de Cipriano José Leite e Filomena Gomes Campelo Leite, Juraci Leite é casado com Jandira Lopes Campelo Leite, tem quatro filhos e sete netos. 

O parlamentar é odontologo, forma­do pela faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFCE). Foi professor de Ciências Físicas e Biológicas do Colégio Zacarias de Góes (antigo Liceu), professor do Programa de Saúde da Escola Técnica Federal do Piauí (antigo Cefet) e professor titular de odontopediatria da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Além disso, foi chefe do Departamento de Pato­logia e Clínica Odontológica da UFPI e dentista do antigo Ipase.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES