Ex-presidente da Bolsa de Valores, Raymundo Magliano morre de Covid-19

Empresário presidiu a bolsa brasileira por sete anos e é apontado como um dos responsáveis por popularizar o mercado de capitais no país. Ele era asmático e estava internado há quase 50 dias no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Raymundo Magliano Filho | Foto: Heloisa Ballarini/Estadão Conteúdo/Arquivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Morreu na manhã desta segunda-feira (11), aos 78 anos, o empresário Raymundo Magliano Filho, ex-presidente da Bolsa de Valores brasileira. Ele estava internado há 46 dias no Hospital Albert Einsten, em São Paulo, com Covid-19 e não resistiu às complicações decorrentes da doença.

Segundo a assessoria do empresário, ele tinha asma, o que agravou o quadro provocado pelo coronavírus. Magliano deixou três filhos, netos e a atual esposa.

Ainda segundo a assessoria, como ele morreu em decorrência da Covid-19, não haverá velório. A previsão era de que corpo dele seria levado, ainda na tarde desta segunda-feira, do hospital diretamente para o Cemitério do Araçá, Zona Oeste da capital paulista, onde será enterrado no jazigo da família.

Raymundo Magliano Filho, então presidente da Bovespa, durante entrevista em abril de 2005 — Foto: Heloisa Ballarini/Estadão Conteúdo/Arquivo

Legado no mercado financeiro

Nascido em São Paulo, Raymundo Magliano Filho começou a trabalhar cedo, juntamente com o pai, no comando da corretora Magliano Investe, fundada em 1927, a mais antiga a operar na bolsa brasileira. E foi no mercado de ações que ele deixou o seu maior legado profissional.

"Perdemos hoje um dos nossos fundadores, um dos pioneiros do mercado de capitais e uma das pessoas que mais incansavelmente nos ajudaram a transformar, inovar e nunca perder o espírito de quem aprende", destacou a B3 em nota de pesar divulgada pela manhã.

Formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Magliano Filho presidiu a Bovespa entre os anos de 2001 e 2008, quando ela se fundiu com a BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros) para formar a B3. Antes, ele havia sido vice-presidente da bolsa entre 1997 e 2000.

Segundo a B3, uma das principais marcas da gestão de Magliano à frente da Bolsa foi o programa por ele desenvolvido para a popularização do mercado de capitais no Brasil. Batizado de Bovespa Vai Até Você, o programa foi lançado em 2002 e chegou a mais de 300 mil pessoas.

“Não há demonstração mais inequívoca do legado e do profundo reconhecimento que devemos ao dr. Magliano Filho do que o fato de a B3 ter hoje 3 milhões de investidores pessoas físicas chegando ao mercado de capitais. Ele plantou a semente da democratização e do acesso à bolsa e não há orgulho maior para nós do que ajudar a colher esses frutos”, disse o atual CEO da B3, Gilson Finkelsztain.

Além de presidir a bolsa por sete anos, ele também comandou a Federação Ibero-Americana de Bolsas e foi membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) do Governo Lula.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES