Exclusivo: confirmado 1° caso de piauiense infectado com a nova cepa

A informação foi repassada para a Rede Meio Norte pelo Superintendente do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), Dr. Paulo Márcio, que já havia confirmado que a variante já estava no Piauí, assim como em todo o Brasil.

sdg | sdg
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O primeiro caso de piauiense diagnosticado com a nova cepa da Covid-19 foi confirmado nesta terça-feira (02). Trata-se de um arquiteto que viajou para a Turquia no fim do mês de janeiro. A informação foi repassada com exclusividade para a Rede Meio Norte pelo Superintendente do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), Dr. Paulo Márcio, que já havia confirmado que a variante já estava no Piauí, assim como em todo o Brasil. 

“Vou dar até uma informação em primeira mão: chegou a notícia que um arquiteto do Piauí que foi diagnosticado com a nova variante do coronavírus. Ele fez uma viagem para a Turquia e ao chegar lá apresentou os sintomas da doença. E ele ainda é o primeiro paciente da Turquia a apresentar a nova variante. Ele está lá. O diagnóstico foi feito lá e ele está sendo tratado lá”, disse. 

O piauiense embarcou para o país antes do dia 23 de janeiro, quando o país suspendeu os voos provenientes do Brasil por conta do aumento de casos com a nova variante. Não há informações sobre quando ele retorna ao Piauí.

Além disso, o Laboratório Central do Piauí (Lacen) informou nesta terça (2) que foi detectado em um paciente que veio de Manaus (AM) fazer tratamento de Covid-19 em Teresina, uma variante genérica P1 do Coronavírus. No entanto, ao chegar em Teresina, o paciente já não transmitia mais a doença, pois apresentou-se com uma forma leve, e já estava com mais de 15 dias do início dos sintomas. 

Os órgãos de saúde disseram ainda que foram mantidos todos os procedimentos médicos de isolamento e proteção das equipes de saúde, bem como  foram realizados  testes na equipe que o atendeu e não foi registrada nenhuma infecção e nem transmissão a terceiros.  O paciente em questão já teve alta médica e já retornou para Manaus.

HU-UFPI (Divulgação) 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES