mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Experimento caseiro ensina como descobrir se a sua máscara é eficaz

Coloque a sua máscara no rosto e tente soprar uma vela com ela. Se a tarefa for difícil, é porque menos ar – e, consequentemente, menos partículas – estão saindo da sua boca e atingindo o alvo

As máscaras entraram em debate logo no início da pandemia. Eram várias as questões: se toda a população usasse máscaras cirúrgicas, faltariam equipamentos para os profissionais da saúde. Por outro lado, se a única máscara que protege completamente o usuário é o modelo N95, também usadas nos hospitais, então do que adiantaria usar uma máscara de pano?

Médica ensina como testar eficácia de máscara sobrando vela ou isqueiro Médica ensina como testar eficácia de máscara sobrando vela ou isqueiro 

Com o tempo, entendemos que atender pacientes com covid-19 em um hospital não é igual a fazer compras no supermercado, assim como o intuito de uma N95 não é o mesmo de uma máscara caseira. As máscaras de pano reutilizáveis podem, sim, proteger o usuário de pequenas cargas virais, mas a principal função é evitar que ele transmita o vírus para as outras pessoas.

Todos os modelos de máscaras descartáveis destinadas aos hospitais passam por testes rigorosos para comprovar sua eficácia. No caso das caseiras, algumas pesquisas até avaliaram qual seria o melhor material para a fabricação. Mas ainda é difícil saber se as suas máscaras, especificamente, estão ou não fazendo efeito. Será que há alguma maneira de testar? 

Não temos equipamentos sofisticados dentro de casa para conduzir um teste grandioso, mas é possível trabalhar com pouco. A médica Elaine Ros propõe um experimento simples para verificar a eficácia da sua máscara. Coloque a sua máscara no rosto e tente soprar uma vela com ela. Se a tarefa for difícil, é porque menos ar – e, consequentemente, menos partículas – estão saindo da sua boca e atingindo o alvo. Se estiver curioso para ver como diferentes materiais se saem no experimento, confira o vídeo abaixo:



Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail