Família atrasa cirurgia em criança para não receber sangue de vacinados

O caso foi parar na justiça local, e os médicos alertam que a situação é muito delicada e urgente.

Família atrasa cirurgia em criança para não receber sangue de vacinados | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma família antivacina está atrasando a cirurgia no coração de um menino no hospital Sant'Orsola de Bolonha, na Itália, porque não quer que a criança receba sangue de doadores vacinados contra a covid-19. As informações são do UOL.

O fato foi reportado hoje pelo jornal italiano Gazzetta di Modena. O caso foi parar na justiça local, e os médicos alertam que a situação é muito delicada e urgente.

O problema começou na última semana, com os pais da criança dizendo que não queriam que o menino recebesse sangue de pessoas vacinadas e que iria começar uma campanha em grupos "no vax" (contrários à vacinação) para que doadores se apresentassem.

Família atrasa cirurgia em criança para não receber sangue de vacinados (Foto: Reprodução)

No entanto, o hospital, em parceria com o centro de transfusão de sangue, se nega a esperar todo esse tempo e alerta que todo o processo de doação é muito rígido e específico.

Com a negativa do hospital, a família contratou um advogado e o caso foi parar no tribunal.

"É uma história que está andando há muito tempo e é um pedido absurdo ter sangue de não vacinados, sem nenhum embasamento científico", disse à Ansa o diretor do Centro Nacional de Sangue da Itália, Vincenzo De Angelis.

"A escolha do sangue é ligada a critérios de compatibilidade muito precisos, e não a caprichos de alguém. O sangue de pessoas vacinadas contra a covid é idêntico, por exemplo, a daquelas pessoas não imunizadas que contraíram o Sars-CoV-2 e se curaram, desenvolvendo também anticorpos", afirmou.

Além disso, o especialistas afirmou que a "doação específica é absolutamente desaconselhada por muitíssimos motivos".

Família atrasa cirurgia em criança para não receber sangue de vacinados (Foto: Reprodução)

"A seleção do doador vem sob uma pressão psicológica e, depois, se escolhe o sangue pela melhor compatibilidade, não por familiaridade ou amizade", acrescentou.

"Se essas pessoas indicadas vieram doar sangue, são todas bem-vindas porque precisamos de estoque de sangue. As bolsas de sangue para transfusões, porém, pertencem a doadores rigorosamente anônimos", disse.

Atualmente, conforme dados do Ministério da Saúde, mais de 91% da população italiana com mais de 12 anos já tomou ao menos uma dose da vacina, 88,3% já tomaram duas aplicações e 82,5% receberam as três injeções.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES