Festa de réveillon no Rio de Janeiro é suspensa devido à pandemia

Município e Riotur estudam alternativas para comemoração de forma virtual.

Réveillon de Copacabana | Richard Santos/Riotur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após o réveillon de São Paulo, chegou a vez da festa no Rio de Janeiro ser cancelada. A prefeitura soltou um comunicado oficial neste sábado que a comemoração do ano novo em público em Copacabana, como era tradicional, não será realizada. As informações são do O Globo.

O comunicado do município ressalta que é possível festejar para além da reunião de 3 milhões de pessoas na Praia de Copacabana, cartão postal de importância para a data. A ideia, a ser debatida nos próximos dias, é de apresentar os formatos possíveis dentro de um formato virtual, com transmissão por TV e plataforma digitais.

Mesmo num novo formato, a parceria com a iniciativa privada seria necessária para a realização do espetáculo, segundo a Riotur informou em nota. A organização, de acordo com a pasta, ainda é possível de ser feita pois os preparativos e estudos têm sempre início em agosto. Sendo assim, estaria dentro do cronograma esperado.

Réveillon de Copacabana / Crédito: Agência Brasil

Na semana passada, no dia 17, a prefeitura de São Paulo anunciou o cancelamento de sua também tradicional celebração da virada de ano na Avenida Paulista. A mudança no calendário também foi motivada pela pandemia da Covid-19.

Na última festa de réveillon carioca, as areias de Copacabana ficaram tomadas por mais de 3 milhões de pessoas. A tradicional queima de fogo, com programação de shows durante toda a noite do dia 31 de dezembro, é um dos principais cartões postais do Brasil para a data, sendo a maior festa do país.

Há um mês, a prefeitura já sinalizava buscar por formas alternativas de celebrar a chegada do novo ano sem programações para levar milhões de cariocas e turistas para as ruas. A transmissão de shows pela internet era cogitado. A expectativa era de queda no número de casos de infecção pela Covid-19 e um controle ao ponto de evitar uma nova onda de contágio.

Na avaliação do presidente da Associação de Hotéis do Rio (ABIH-RJ), Alfredo Lopes, a decisão da prefeitura é "um absurdo", e impacta as operações do setor, que chegou a ter 80% dos estabelecimentos fechados e cerca de 20 mil empregos suspensos na quarentena. Segundo dados da entidade, a ocupação na capital está em torno de 15% a 20% da capacidade. Para Lopes, uma saída para evitar aglomerações na Praia de Copacabana seria distribuir pontos de queima de fogos na orla da cidade.

— Nós vínhamos conversando, inclusive com o presidente da Riotur, com a proposta de fazer queimas de fogos em vários pontos e de não ter shows em Copacabana. Era uma forma de não ter concentração no bairro. É um total absurdo a prefeitura, unilateralmente, sem conversar com a iniciativa privada, que tem mais de R$ 20 bilhões de investimentos e geram 100 mil empregos, cancelar sem ter um plano B, o que é facílimo. O Carnaval até concordamos que seja adiado, mas, o cancelamento da festa do réveillon é um absurdo total! É muito diferente de São Paulo, que não tem pontos turísticos como tem no Rio. A proposta era fazer pontos de fogos descentralizados pela orla e, com isso, não teria aglomeração — argumenta.

Crédito: Richard Santos/Riotur

Recorde de público

A cidade atraiu, na reta final de dezembro de 2019, 1,7 milhão de turistas, um recorde se comparado aos anos anteriores. O número representou aumento de 21,4% de visitantes. Nos últimos dias do ano passado, a ABIH já contabilizava ocupação superior a 95% dos quartos para o fim de dezembro e o início de janeiro. A taxa, em 2017, foi de 89% e, em 2018, de 90%. Segundo levantamento do Sindicato dos Meios de Hospedagens do Município do Rio de Janeiro (SindHotéis Rio) realizado no dia 30 de dezembro, a ocupação foi de 100% na noite da virada.

Segundo a Riotur, o ano de 2019 foi bom para o turismo no Rio. De janeiro e novembro, a cidade registrou alta de 12% no desembarque de passageiros no Píer Mauá. Na Rodoviária Novo Rio, o aumento foi de 5%. O fluxo de visitantes em pontos turísticos também aumentou: o Trem do Corcovado registrou crescimento de 17%, e o Pão de Açúcar, de 7%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES