Fila de espera por leitos em Teresina tem redução após restrições

“Deu uma acalmada. Passamos uns oito, dez dias em um distanciamento social maior“, disse o presidente da FMS.

GILBERTO ALBUQUERQUE | MEIO NORTE
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, falou na manhã desta segunda-feira (05), sobre o atual cenário da fila de espera de pacientes com Covid-19 por vagas em leitos na rede de saúde de Teresina. 

Em entrevista ao Meionorte.com, Gilberto Albuquerque explicou que os últimos dias de isolamento social, devido a parada sanitária, influenciaram para uma redução na demanda em Teresina. A fila de espera atual é de aproximadamente 66 pacientes para vagas em UTI e 10 pacientes na fila para leitos clínicos. O número anterior ultrapassou os 200 pacientes, segundo o presidente da FMS.

Gilberto Albuquerque, presidente da FMS (Foto: Raíssa Morais/ Portal Meio Norte)

“Deu uma acalmada. Passamos uns oito, dez dias em um distanciamento social maior. A necessidade por leito clínico é imediata, mas a resposta para redução de leito de UTI demora um pouco mais, mas a gente já pode perceber que ocorreu essa redução”, disse.  Já no âmbito Estadual, 137 pessoas esperam por um leito, dentre clínico e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os dados divulgados pela Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta segunda-feira (5), que mostram que o momento ainda é de alerta. 

Gilberto Albuquerque deu detalhes ainda sobre o andamento das negociações com a empresa Saúde e Vida, que será responsável pela instalação de duas usinas de oxigênio em Teresina.  “Estamos já na fase final de conclusão dos dois processos de fábricas de oxigênio. Estamos concluindo a negociação. Teresina deverá receber muito em breve, duas usinas de oxigênio. Isso dará uma segurança maior para o teresinense”, finaliza. 

Com informações da repórter Solange Sousa, da Rede Meio Norte 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES