Flávio Dino flexibiliza o uso de máscaras em locais abertos no Maranhão

O novo decreto com as mudanças foi publicado nesta quinta-feira (11).

rtu | rtu
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), anunciou que não será mais obrigatório o uso de máscaras em locais abertos. O motivo da medida é a queda nos números de casos e mortes pela Covid-19 e o avanço da vacinação nos municípios, apesar do Maranhão ainda ser um dos estados com menor índice de aplicação da vacina. O novo decreto com as mudanças foi publicado nesta quinta-feira (11).

No último boletim epidemiológico da Covid-19, nesta terça-feira (9), o Maranhão havia registrado 268 casos e duas mortes por Covid-19. Já os casos ativos (pessoas que, no momento, estão com Covid-19) teve nova queda e chegou a 2.486. A obrigatoriedade do uso de máscaras no Maranhão em locais públicos e locais privados estava em vigor desde o dia 23 de abril de 2020.

"Nós levamos em conta sempre um conjunto de fatores, o chamado RT, que é o indicador de transmissão abaixo de 1. Nós temos hoje cerca de 80 pessoas apenas internadas em todo o estado com coronavírus. Nós temos, portanto, um indicador tanto de óbitos, de internação, que apontam no sentido da eliminação e da transformação nisto em uma endemia, uma doença crônica, que fica, em alguns lugares, mas sem aquela primazia que havia anteriormente. Por isso, em locais abertos, sim, é possível. No que se refere a vacinação, infelizmente, ainda há uma defasagem entre aquilo que efetivamente foi aplicado e aquilo que consta nos sistemas oficiais do Ministério da Saúde", afirmou o governador, em entrevista recente à imprensa maranhense. 

Flávio Dino flexibiliza o uso de máscaras em locais abertos no Maranhão (Foto: Divulgação)

Dino disse ainda que, em locais fechados, ainda deve haver restrições e o uso de máscaras, mas vai depender da conjuntura da Covid-19 em cada município. "Em locais fechados, ainda há detalhes, que vamos divulgar amanhã, mas aí depende da vacinação em cada cidade. Por isso, é muito importante que as pessoas se vacinem e os prefeitos, as prefeituras, atualizem o sistema do Ministério da Saúde, para a gente poder avançar não só em locais abertos, como também em locais fechados", declarou o governador.

O governador falou, relação a vacinação, sobre a aplicação da segunda dose nos municípios maranhenses onde, em muitos casos, as pessoas não querem mais vacinar. Desse modo, o governo pretende iniciar um reforço da vacinação em terceira dose.

"Já estamos, infelizmente, vivenciando isso na Secretaria de Saúde. Algumas prefeituras estão dizendo que as pessoas não estão mais procurando a vacina de modo algum e pedindo, inclusive, para o governo do estado aceitar vacinas de volta porque estão armazenadas nas prefeituras. Então é muito importante uma série de medidas, que eu vou anunciar amanhã, para que, inclusive, a terceira dose seja mais acessível, porque ela fortalece. Vamos reduzir a faixa etária da terceira dose", disse Dino.

VEJA O DECRETO NA ÍNTEGRA

 

 

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES