FMS explica sobre especificação de vacina contra Covid-19 para comorbidades

A fundação está aplicando a vacina da Pfizer para quem fez agendamento através do site

FMS explica sobre agendamentos de vacina contra Covid-19 para comorbidades | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presiente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), médico Gilberto Albuquerque, em entrevista ao Notícias da Boa, Na TV Rádio Jornal desta terça-feira (18), explicou as especificações das vacinas contra Covid-19 destinadas a certos grupos com comorbidades. No caso, às pessoas com hipertensão, estas que ainda não receberão a imunização.

Gilberto Albuquerque, esclarece que as especificações técnicas da vacinação dependem do número de pessoas com comorbidades em cada cidade. "As comorbidades de hipertensão no grau 3, mata mais quando pega Covid-19 do que o grau 2 e o 1 . Então vamos vacinar aqueles grupos de hipertensão que estão mais suscetíveis. Numa segunda rodada virãos os do grau 2 e por terceiro do grupo 1", admitiu.

Para esses grupos prioritário, a FMS montou uma nova estrutura específica para aplicação rápida das doses. "Já recebemos mais de 16 mil frascos da vacina da Pfizer e requer estrutura, inclusive, da presença médica no local, e nossa meta é fazermos toda essa vacinação entre três e quatro dias,",  atenta.

FMS explica sobre especificações de vacina contra Covid-19 para grupos com  comorbidades- Foto: Pfizer

Agendamento

A FMS está aplicando a vacina da Pfizer para quem fez agendamento no site (http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br ), e que serão vacinados também em postos nos hospitais da Primavera, Buenos Aires, Promorar e Hospital Universitário (HU). Caso os usários tenham problemas com o agendamento, a FMS orienta que a demanda de cada dia depende da oferta daquele imunizante para cada grupo prioritário.

"O site abre para vacinar conforme a demanda do dia seguinte, se tiver vaga para aqueles grupos do dia, o sistema abre e permite cadastrar, se não houver a pessoa não consegue acessar. A especificação muda rápido", observa o presidente da FMS.

Vacina Sputinik

Sobre a possível aprovação da Vacina Sputnik V, pela  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na próxima sexta-feira (18), o médico ressalta que a vacinação pode avançar muito com o novo imunizante. "Não sabemos que regras o Ministério da Saúde vai usar para a distribuição, mais eu garanto, se a quantidade de doses vier para Teresina e houver necessidade, vamos ampliar muito ainda as equipes de vacinação e fazermos no menor tempo possível",  almeja. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES