FMS inicia hoje dose de reforço para pessoas com quatro meses da 2ª dose

As regras são válidas para pessoas que cumpriram seu esquema com as vacinas Coronavac, Astrazeneca e Pfizer

vacina | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) passa a adotar, a partir de hoje (21), as novas determinações do Ministério da Saúde para a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19. A principal delas é a redução para quatro meses do intervalo entre reforço e segunda dose, para a população em geral com 18 anos e mais.

A exceção será para gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), que continuam seguindo o intervalo de cinco de meses da dose anterior. Outra mudança será no esquema das pessoas imunossuprimidas, que, após a administração da dose adicional, deverão tomar mais uma dose de reforço com quatro meses.FMS inicia hoje administração de dose de reforço para pessoas com 4 meses da segunda dose - Foto: DivulgaçãoAs regras são válidas para pessoas que cumpriram seu esquema com as vacinas Coronavac, Astrazeneca e Pfizer. Aqueles que tomaram Janssen seguem com o mesmo esquema já adotado, que é a administração da segunda dose (dose de reforço) com o mesmo imunizante em um intervalo de no mínimo dois meses do esquema primário. 

“Pessoas que já completaram 4 meses da segunda dose já podem estar se dirigindo aos pontos de drive thru que a FMS está disponibilizando esta semana e tomar a vacina”, informa o presidente Gilberto Albuquerque. De hoje (21) a quinta-feira (23) a FMS está mantendo quatro pontos em diferentes zonas da cidade, das 9h às 17h. São os terminais do Zoobotânico, Buenos Aires, Livramento e Parque Piauí.

Para receber a vacina contra a covid-19, é preciso apresentar um documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacinação com registro das doses anteriores.

São consideradas imunossuprimidas as pessoas com:

- Imunodeficiência primária grave;

- Quimioterapia para câncer;

- Transplantados de órgão sólico ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras;

- Pessoas vivendo com HIV/AIDS

- Uso de corticóides em doses igual ou maior que 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias ou mais

- Uso de drogas modificadoras da resposta imune

- Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias

- Pacientes em hemodiálise

- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas

Crianças

A coordenadora da campanha de vacinação contra a covid-19 em Teresina, Emanuelle Dias, reforça que até o momento não existe previsão para o início da vacinação de crianças entre cinco e 11 anos de idade. “Estamos aguardando o envio da nota técnica pelo Ministério da Saúde, bem como das vacinas específicas para este grupo”, esclarece.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES