FMS nega informação de casos de coronavírus confirmados na capital

Em nota, a FMS disse a informação não é verdadeira, uma vez que, em Teresina, não há nenhum caso confirmado da doença. Governador pede que fake news sobre o Covid-19 sejam investigadas pela Segurança

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Circulou nas redes sociais nesta segunda-feira (16), um documento, aparentemente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), informando que em Teresina  teria supostamente três casos confirmados de Coronavírus. Porém, a notícia era falsa. 

Em nota, a FMS disse a informação não é verdadeira, uma vez que, em Teresina, não há nenhum caso confirmado da doença.  “Atualmente, a Fundação monitora 33 casos suspeitos, que encontram-se em isolamento e que aguardam resultados de exames,  conforme determinam os protocolos do Ministério da Saúde’, diz trecho do comunicado.

Reprodução/ FMS

A FMS disse ainda que manterá a população informada sobre a quantidade de casos na cidade. 

Veja a nota na íntegra:

Após circulação de notícia  falsa de que, em Teresina, teria supostamente três casos confirmados de Coronavírus, a  Fundação  Municipal de Saúde (FMS) esclarece que esta informação não é verdadeira, uma vez que, em Teresina, não há nenhum caso confirmado da doença.  Atualmente, a Fundação monitora 33 casos suspeitos, que encontram-se em isolamento e que aguardam resultados de exames,  conforme determinam os protocolos do Ministério da Saúde. 

A FMS ressalta ainda que manterá a população informada sobre a quantidade de casos na cidade,  conforme prevê a lei municipal 5.499/2020, sancionada pelo prefeito Firmino Filho. O objetivo é  garantir a transparência do serviço público e viabilizar ações de cuidados por todos.

Governador pede investigação 

O governador Wellington Dias pediu nesta segunda-feira (16) o apoio da população para que não divulguem “fake news” sobre a propagação do Coronavírus no Piauí e autorizou a Secretaria de Segurança a investigar as pessoas que iniciam os boatos e que as divulgam nas redes sociais.

De acordo com o chefe do executivo piauiense, a situação é muito séria e envolve profissionais das mais diferentes áreas, tendo também um impacto econômico. “É uma situação em que precisamos lidar, principalmente, com a verdade. E a verdade no momento, é que nos exames já realizados no Piauí, não se confirmam nenhum dos casos. 

Divulgação

Com muita responsabilidade, cada pessoa que chega com os sintomas é colocada como caso suspeito, onde é feito o exame pela nossa equipe no estado do Piauí e encaminhamos para confirmação ou não dos laboratórios credenciados em Brasília. E até um momento não houve nenhuma confirmação”, declarou Wellington Dias. 

O governador aproveitou para chamar a atenção para que a população evite reproduzir fake news e reafirmou que todos dos protocolos do Ministério da Saúde estão sendo cumpridos.

“Considerando que todo os cuidados que temos tido é a fim de evitar que se tenha situação de pânico e de colocar as pessoas de qualquer área em situação constrangedoras. Temos trabalhado seguindo os protocolos e a legislação e pedimos o apoio da população para não disseminar mentiras, que só geram mais insegurança, o que não é razoável”, conclui.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES