FMS: Pessoas de 40 anos com comorbidades podem agendar vacina da Covid-19

Além destes grupos, a vacinação contra a Covid-19 prossegue para gestantes e puérperas portadoras de comorbidades.

rtu | rtu
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina mais uma vez amplia o público para vacinação contra a Covid-19 por meio de agendamento. A partir de hoje (17) estão inclusas as pessoas com comorbidades de 40 anos e mais, pessoas com deficiência permanente de 40 anos e mais, pessoas com transtorno do espectro autista, pessoas com síndrome de down e pessoas com paralisia cerebral – estes três grupos a partir dos 18 anos.

Além destes grupos, a vacinação prossegue para gestantes e puérperas portadoras de comorbidades. Para ter acesso, basta acessar o endereço http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/ e agendar o recebimento de sua primeira dose. Ao entrar no site, o paciente deve clicar no botão “agendamento público-alvo”, que levará a uma página onde ele deve escolher o público ao qual ele pertence, inserir seus dados pessoais e então escolher local, dia e hora da vacinação.

FMS amplia grupo de vacinação contra a Covid-19 em Teresina (Foto: Reprodução)

O imunizante administrado para estes grupos será o produzido pelo laboratório Pfizer, que requer condições especiais de armazenamento e administração. Para isso, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) organizou uma estrutura especial em hospitais e em auditórios, permitindo assim uma vacinação ágil e segura. Os pontos são Teresina Shopping, Centro Universitário Uninovafapi, Hospital da Primavera, Hospital do Buenos Aires, Hospital do Promorar e Hospital Universitário (HU).

“As pessoas devem se dirigir aos pontos com documento de identidade, CPF ou cartão SUS; comprovante de endereço que comprove que são residentes do município de Teresina e mais um documento que comprove de que grupo elas fazem parte, no caso um laudo ou uma receita que deixe claro à equipe de vacinação a que grupo pertencem”, explica Emanuelle Dias, coordenadora da campanha de vacinação em Teresina. Para gestantes, é pedido ainda que apresente o cartão da gestante ou laudo médico; e para as puérperas, certidão ou declaração de nascimento do bebê, além do laudo que comprove a comorbidade para ambos os grupos. Para pessoas com deficiência permanente, é pedido um laudo médico que comprove sua condição.

Idosos

Estão abertos ainda o agendamento de vacinação para idosos que por algum motivo ainda não conseguiram se imunizar contra a covid-19. Para aqueles que ainda vão tomar a primeira dose, será administrado o imunizante da Astrazeneca em quatro Unidades Básicas de Saúde. Também é possível agendar a segunda dose da coronavac para pessoas com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência que tomaram a primeira dose deste imunizante, estando no prazo ou mesmo em atraso. Este grupo será direcionado para sete UBS da cidade.

O acesso também é por meio do site Vacina Já, na opção “agendamento público alvo”. “Chamamos atenção para que as pessoas que vão tomar a segunda dose não deixem de especificar no momento do agendamento, marcando a opção ‘Já tomei a 1ª dose e quero agendar a segunda’ no site”, ressalta Emanuelle Dias. 

Confira a lista de comorbidades que têm direito à vacina contra a covid-19:

Mais informações sobre cada uma delas estão disponíveis no Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde:

Diabetes mellitus;

Pneumopatias crônicas graves;

Hipertensão Arterial Resistente (HAR);

Hipertensão arterial estágio 3;

Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade;

Insuficiência cardíaca (IC);

Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar;

Cardiopatia hipertensiva;

Síndromes coronarianas;

Valvopatias;

Miocardiopatias e Pericardiopatias;

Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas;

Arritmias cardíacas;

Cardiopatias congênita no adulto;

Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados;

Doença cerebrovascular;

Doença renal crônica;

Imunossuprimidos;

Anemia falciforme;

Obesidade mórbida;

Síndrome de down;

Cirrose hepática.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES