Fortaleza decreta lockdown de 14 dias para frear casos de covid-19

As novas medidas restritivas na capital cearense permitem o funcionamento somente do comércio considerado essencial.

live | Ccom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Autoridades do Ceará anunciaram nesta quarta-feira, 3 de março, a imposição de novo lockdown em Fortaleza. A medida visa a frear o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Durante transmissão ao vivo nas redes sociais, foram feitas recomendações para outros municípios com situação grave no Estado. As informações são do Poder 360.

As novas medidas restritivas na capital cearense permitem o funcionamento somente do comércio considerado essencial. A regra é válida a partir desta sexta-feira, 5 de março, e tem validade até 18 de março. 

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), e o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), disseram que o Estado se aproxima de 3.300 doentes internados em leitos de enfermaria e de UTI (unidade de terapia intensiva).

Prefeito de Fortaleza José Sarto, governador do Ceará Camilo Santana e secretário de saúde, Dr. Cabeto - Foto: Ccom

Os municípios de Santa Quitéria, Meruoca, Mombaça e Palhano também estão adotando medidas rígidas de isolamento para combater a transmissão do coronavírus. Os 4 municípios somam 5.877 casos confirmados de covid-19, segundo dados atualizados até quarta-feira. O Estado soma mais de 430 mil casos confirmados.

“O crescimento de casos tem ocorrido numa velocidade muito grande, acima do processo de abertura de novos leitos, tanto da rede pública quanto da rede privada”, afirmou o governador. Santana disse que a quantidade de casos atualmente supera o maior pico de 2020.

O secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto, que também participou da transmissão, disse que, apesar do aumento no número de infetados, houve redução no registro de novas mortes. “Aprendemos a tratar melhor a doença”, avaliou.

O governador disse ser necessário comprar mais vacinas para combater a pandemia do coronavírus. “Estamos tentando comprar vacinas de qualquer lugar do planeta. Estamos em contato com Estados Unidos, China, Europa e Índia. Mas há muita dificuldade para [efetuar a] compra. A quantidade de vacinas adquiridas pelo Ceará [produzidas pelo Instituto Butantan e pela Fiocruz] ainda é insuficiente para vacinar a maior quantidade de cearenses. A única forma de proteger a vida dos cearenses é [com] o isolamento social rígido a partir desta sexta-feira, por 14 dias até dia 18 de março”, disse Santana.

O Estado já recebeu 7 lotes de vacinas para a 1ª fase da campanha de vacinação. Foram 542.200 doses da CoronaVac e 153 mil doses da Astrazeneca/Fiocruz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES