França proíbe uso da hidroxicloroquina para tratar a Covid-19

A decisão foi tomada depois que duas entidades responsáveis pela saúde pública no país se declararam contrários à utilização da substância.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo da França proibiu nesta quarta-feira (27) oficialmente o uso da hidroxicloroquina para tratar a Covid-19 nos hospitais. A decisão foi tomada depois que duas entidades responsáveis pela saúde pública no país se declararam contrários à utilização da substância.

CTQ

Desde o fim de março a hidroxicloroquina, derivado da cloroquina (medicamento de combate à malária) era utilizada, de maneira excepcional, nos hospitais franceses para tratar casos graves do novo coronavírus. O uso em testes clínicos continua autorizado.

"Seja em consultas ou no hospital, esta molécula não deve ser prescrita para pacientes afetados pela Covid-19", afirmou o ministério da Saúde, após a publicação do decreto de proibição no Diário Oficial.

O governo francês decidiu proibir a hidroxicloroquina depois que o Alto Conselho de Saúde Pública desaconselhou seu uso na terça-feira (26), com exceção dos ensaios clínicos, segundo a agência France Presse.

A recomendação vai no mesmo sentido de uma recomendação da Agência Nacional de Segurança de Medicamentos e Produtos de Saúde (ANSM).

Riscos de morte e piora cardíaca

A hidroxicloroquina, receitada geralmente para doenças autoimunes como o lúpus, é um dos medicamentos utilizados em testes clínicos desde o início da pandemia no planeta.

Porém, um amplo estudo publicado publicado na semana passada pela renomada revista médica "The Lancet" destacou a ineficácia da hidroxicloroquina e a cloroquina no tratamento da Covid-19. O estudo com 96 mil pacientes indicou que, além de não favorecer a recuperação dos infectados, as substâncias provocam um risco maior de morte e de desenvolvimento de arritmia cardíaca.

Estudo não encontra benefício de uso de cloroquina contra Covid-19 e detecta risco de arritmia cardíaca

Após o estudo publicado na "The Lancet", a Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu suspender temporariamente na segunda-feira o uso da hidroxicloroquina em pesquisas que ela coordenava com cientistas de 100 países.

Uso no Brasil

Mesmo sem comprovação científica de que a cloroquina é capaz de curar a Covid-19, o Ministério da Saúde do Brasil divulgou na quarta-feira (20) um documento que orienta o uso da hidroxicloroquina no país em até em casos leves de Covid-19.

A orientação do Ministério da Saúde reflete um desejo do presidente Jair Bolsonaro, defensor da cloroquina no tratamento da doença causada pelo novo coronavírus. A recomendação foi feita apesar dos estudos internacionais não encontraram eficácia no remédio e a Sociedade Brasileira de Infectologia não recomendar o seu uso. Especialistas brasileiros criticaram a decisão.

O protocolo da cloroquina foi motivo de atrito entre Bolsonaro e os últimos dois ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich. Em menos de um mês, os dois deixaram o governo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES