GMNC muda programação e faz 10h de plantão sobre o novo coronavírus

Com responsabilidade social, o GMNC ainda adotou esquema diferenciado de trabalho

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A pandemia do novo coronavírus alavancou a importância do bom jornalismo, principalmente no que diz respeito à prestação de serviços à população, ao esclarecimento, checagem de fatos e orientação. Pensando nisto, o Grupo Meio Norte de Comunicação adotou desde a última sexta-feira, 20 de março, uma programação especial, apenas no final de semana foram 10 horas de plantão, focando em todas as informações sobre a Covid-19, atualizando os dados e as medidas adotadas pelas autoridades não apenas no Piauí, mas em todo o país e no mundo.

Para garantir que as notícias chegassem a milhares de lares com rapidez, seriedade e segurança, o GMNC também adotou uma série de estratégias que resguardassem os seus colaboradores. Assim, seguindo as recomendações dos órgãos governamentais, parte da equipe está atuando no regime home office, o que não tem, porém, prejudicado o cumprimento da principal missão do jornalista: informar.

O diretor do Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC), Wrias Moura, sintetiza a preocupação em transmitir as informações ao maior número de pessoas possível, visando a prevenção. Neste âmbito, o jornalismo ganha um papel preponderante na luta contra o novo coronavírus.

“Na verdade nós temos a noção da responsabilidade que um meio de comunicação tem para atualizar a população, então os nossos programas gravados no fim de semana, não foram gravados durante a semana para preservar a empresa de grande circulação de funcionários, mas todos foram acionados para entrar ao vivo no sábado e domingo em plantões realizados por uma equipe reduzidíssima para garantir às pessoas o máximo de informações e conseguimos em quase dez horas de plantões, quando se somaram todos os plantões sucessivas, foram dez horas de transmissão de informações de todos os Estados do Brasil e de vários países do mundo, com correspondentes, entrevistas, autoridades de saúde”, afirmou.

As informações englobaram não apenas dados epidemiológicos, destrinchando-se também por análises, panoramas da situação econômica do país e do mundo, dentre outros aspectos. “Agora no domingo conseguimos transmitir ao vivo uma reunião da XP Investimentos, que estava ocorrendo via aplicativo zoom, em que o presidente da MRV, o presidente da CSN, o presidente da Eletrobras, e vários investidores da XP, fizeram um bate papo com o presidente da Caixa sobre o futuro da economia e que ações precisariam ser tomadas, então eu acho que isso foi a apoteose do nosso encontro para garantir que através dessa transmissão ao vivo e de vários conteúdos que colocamos, a gente pudesse garantir informação à população em todas as frentes e focos necessários sobre a atual situação do país em relação a pandemia, cuidados, números, projeções econômicas, tudo esteve presente na nossa transmissão com a nossa equipe de casa participando deste processo”, revelou o diretor do GMNC.

Com a urgência pela transmissão de notícias relacionadas à pandemia, programas que habitualmente estão na casa dos piauienses no final de semana, tiveram a sua exibição alterada.

“Na verdade desde o início que se tratou de coronavírus a gente buscou dar uma cobertura especial, nessa semana obviamente a gente virou toda nossa programação ao perceber a gravidade da situação, a necessidade de estar buscando mais informações, começamos fazendo isso tirando alguns programas semanais do ar como inéditos, reprisando eles, além do jornalismo tratar de 80% a 90% de coronavírus, o próprio entretenimento também virou a programação nesse sentido, o entretenimento da forma dele está tratando com dicas, cuidados, com orientações, comportamento e neste final de semana a gente sabia que havia a necessidade de uma programação especial, até porque os casos do Piauí eclodiram no final da semana, e sabíamos que no final de semana precisaríamos de uma cobertura especial, programamos uma série de flashes, no intuito de deixar a população informada, não só em âmbito local, mas também nacional, internacional; estamos utilizando nosso time de apresentadores na ancoragem dos plantões, e também contribuindo entrando via skype, via telefone, o que era para ser uma série de plantões acabou se transformando numa programação maior, nós estamos o tempo todo mudando nossa programação justamente para se adaptar ao momento”, afirma o diretor de conteúdo do GMNC, Marcos Monturil.

JORNALISMO DE VANGUARDA. 

A preocupação do GMNC em levar todas as recomendações ao maior número de lares passa ainda por uma iniciativa inédita na imprensa nacional, baseada no exemplo adotado por países como Argentina e Espanha. Na última sexta-feira, 20 de março, os dois jornais impressos de circulação contínua no Piauí: Meio Norte e O Dia, estamparam a mesma manchete: “Pare pela vida, fique em casa!”; a iniciativa histórica na imprensa piauiense já começa a ser replicada por outros entes federativos, evidenciando que no momento não há concorrências, todos estão unidos num mesmo propósito: na preservação de vidas.

“O Meio Norte sempre praticou um jornalismo de vanguarda. Sempre tivemos o olho aberto para os nossos diversos públicos e uma imensa disposição dos nossos profissionais em estarem sempre prontos a abraçar as causas comunitárias. Desse modo, não temos maiores dificuldades em colocar o time em campo, porque todos têm muito zelo profissional e muito apreço para as pessoas, uma disposição forte de solidariedade”, disse o diretor de jornalismo do GMNC, José Osmando Araújo.

Para repassar as informações, uma equipe de profissionais dos mais diversos setores vem se dedicando integralmente, com o compromisso da veracidade e da responsabilidade social. “Fazemos isso com extremo senso de responsabilidade, que só aumenta diante da gravidade da situação e da capacidade satânica que têm muitas pessoas de criar e espalhar Fake News, desorientando a população. Nós sabemos que nunca quanto agora o papel de um jornalismo sério e responsável foi tão importante e necessário”, indicou José Osmando Araújo.

Apresentadores, repórteres, comentaristas, e diversos outros profissionais vem atuando também de casa numa corrente do bem. “Estamos buscando informações com os gestores de saúde, especialistas, gestores de outras áreas também, e com todo nosso time de profissionais, não só quem está na tv trabalhando, mas também quem está de casa home office. É um marco no jornalismo piauiense, na comunicação piauiense, quiçá brasileira, o que estamos fazendo este final de semana, e vamos continuar na mesma pegada”, finalizou Marcos Monturil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES