W.Dias anuncia lockdown no Piauí se ocupação de leitos ultrapassar 50%

Governador destacou que a situação do contágio está piorando e o lockdown já está na mira.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em coletiva de imprensa online realizada no início da tarde desta segunda-feira, 11 de maio, o governador Wellington Dias (PT) junto com equipe da Secretaria de Estado da Saúde e Instituto Amostragem, o resultado da segunda etapa da pesquisa Covid-19 no Piauí.

Na ocasião, ele apresentou a taxa de infecção encontrada no estado e um panorama da ocupação de leitos na rede hospitalar. Ele anunciou que se a ocupação dos leitos de covid-19 no Piauí ultrapassar 50%, convocará reunião com o Comitê Emergencial para discutir a adoção de lockdown, que é uma espécie de parada total. 

Reprodução/ TV Jornal Meio Norte


"Na última reunião no Comitê Emergencial, aprovamos se no Piauí o número de leitos disponíveis tiver uma ocupação acima de 50% estaremos tratando do lockdown, nos lugares que estão puxando esta ocupação. A vida é nossa prioridade, vamos ter que trabalhar com as alternativas existentes", disse. 

"Tínhamos próximo de 4 mil contaminados há uma semana atrás e agora temos mais de 17 mil.  Só aumenta minha responsabilidade, é uma decisão tomada a partir dos nossos cientistas que quando atingir 50% os leitos de UTI, de salas de estabilização, quando isso ocorrer vamos chamar o Comitê Emergencial, para decisão que envolve membros dos três Poderes, setor privado, que tem a presença das Universidades, das entidades de saúde, este Comitê que tomará a decisão. Mas já ficou acertado como governador chamar a decisão para tomar a decisão. E se decretar o lockdown quais os municípios em que se estabelecerá”, reiterou o governador. 

Reprodução/ Youtube

Ainda conforme o líder do executivo estadual, o Piauí tem doze pontos críticos com o número de contaminação e propagação elevada, destacando a região de Parnaíba, Picos, Floriano, Água Branca, São João do Piauí e no médio Parnaíba, além de Teresina  que teve um crescimento muito significativo. 

Segundo o diretor do Instituto Amostragem, João Batista Teles, a pesquisa estima 17.148 contaminados pela Covid-19 no Estado; 4,5 vezes acima do que foi encontrado. "Encontramos na pesquisa 25 domicílios com casos positivos, 40 pessoas infectadas, isto deu uma relação de quase duas pessoas infectadas por domicílio.  Nestes 25 domicílios distribuídos em 14 municípios com casos positivos, deu 3.3 residentes para cada positivo no Piauí. Concluímos desta leva, a importância do Piauí se conscientizar sobre o isolamento", disse.

Batista Teles informou ainda, sobre a projeção do coronavírus no Piauí, que a possibilidade do sistema de saúde entrar em colapso daqui a 15 ou 20 dias é muito grande. "Temos que ter essa dimensão do problema para que as pessoas tenham consciência do isolamento social e só saiam quando estritamente necessário, não pode relaxar desta situação. A pesquisa revelou uma situação dramática, eu sei que a economia precisa andar, mas do jeito que está indo, a evolução que estamos encontrando nesta pesquisa é extremamente preocupante", pontua.

Leitos ocupados

Segundo o Secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto, a situação no interior é preocupante. “Temos trabalhado nos hospitais regionais  para aumentar os leitos de UTI . As regiões que mais me  preocupa são de São Raimundo Nonato, São João do Piauí.  Quando soma leitos de UTI com salas de estabilização temos 42,9% ocupados.", afirma o secretário.

Sobre a projeção de leitos de UTI necessários, a biomédica da Secretaria de Estado de Saúde (SESAPI), Ester Miranda (Sesapi), diz que foi calculado o quanto seria preciso diante dos números levantados:  "Fazendo uma projeção para o próximo dia 17, 384 pessoas estariam necessitando de UTI e 1200 de leitos clínicos. Para dia 24 de maio, 1.075 de UTI e 3.361 de leitos clínicos. Isso obviamente se o R0 ficar em 2.8; para baixar esse R0 precisamos de um isolamento social mais rígido, enfatizar também que falamos de isolamento e as pessoas acreditam que simplesmente não é estar mais trabalhando, mas a partir do momento que vou para casa de um parente não estou em isolamento", afirma. 

“Para termos 17.148; para estarmos com essa taxa de infecção era de 2,8. Estamos notificando cerca de 13% dos  casos, isso é explicável porque os casos leves e moderados  acabam não tendo diagnóstico. De acordo com nossa projeção teríamos 0,8% da população que se infecta com a covid-19 precisando de UTI. Lembrando que este dado é cumulativo, vai dobrando a cada 7 dias e os leitos não dobram neste período.  Em relação aos leitos clínicos vimos que mais ou menos 2,5% precisam deste atendimento”, completa. 

Assista a transmissão na íntegra: 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES