Governo anuncia abertura de novo hospital de campanha no Maranhão

Unidade vai contar com 80 leitos, sendo 10 de UTI para pacientes com Covid-19. Ao G1, o governo do Maranhão informou que o início da montagem e a previsão abertura ainda estão sendo analisados.

hospital | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo do Maranhão anunciou neste sábado (13), a abertura de um novo hospital de campanha para pacientes com Covid-19 em São Luís. Este será o segundo hospital de campanha instalado na capital maranhense, desde o início da pandemia.

O governo informou que a unidade será implantada no Espaço Renascença, próximo ao Hospital Dr. Carlos Macieira, na capital. O local vai contar com 80 leitos, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O governo explicou que o início da montagem e a previsão abertura ainda estão sendo analisados. A viabilização da unidade foi feita pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), em parceria com uma empresa privada. 

Alta nas internações

A unidade deve ajudar a desafogar o sistema de saúde de São Luís e dos municípios da Região Metropolitana, que há dias, têm registrado altas taxas de ocupação de leitos de UTI e enfermaria para a Covid-19.

Neste sábado, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a taxa de ocupação de leitos de UTI chegou a 95,21%. De 188 leitos, apenas nove estão disponíveis.

A ocupação de leitos clínicos ou de enfermaria, chegou a 87,55% neste sábado, em hospitais estaduais da Grande Ilha. Ao todo, a região conta com 482 leitos, sendo que 422 estão ocupados e 60 livres.

Primeiro hospital

O hospital de campanha anunciado pelo governo do Estado neste sábado, será o segundo instalado em São Luís. A primeira unidade, foi inaugurada em maio de 2020, no Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma.

A unidade foi instalada no auge da pandemia no Maranhão para atender pacientes de São Luís e dos três municípios da Região Metropolitana (Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar).

Ao todo, o hospital tinha 200 leitos, sendo 186 clínicos e 14 de UTI. As atividades foram encerradas quatro meses depois, em setembro. Segundo o governo do estado, o hospital realizou mais de 1,6 mil atendimentos à pacientes com Covid-19.

Coronavírus no Maranhão

O Maranhão registrou neste sábado (13), 848 novos casos e 29 mortes por Covid-19, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Ao todo, o estado já teve 228.004 casos confirmados e 5.469 óbitos pela doença.

Dos casos registrados, 126 foram na Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), 115 em Imperatriz e 607 nos demais municípios do estado.

Os casos ativos, ou seja, pessoas que estão atualmente em tratamento contra a Covid-19, chegaram a 12.091. Desses, 10.644 estão em isolamento social, 943 internados em enfermarias e 504 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES