Governo de SP reabre atividades e anuncia auxílio ao comércio

Além do socorro financeiro, donos de estabelecimentos comerciais não sofrerão cortes de gás e água até 30 de março

Governo de SP reabre atividades e anuncia auxílio ao comércio | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo de São Paulo liberou a retomada das atividades econômicas no Estado já no próximo fim de semana. “Tivemos felizmente queda no número de internações tanto em leitos primários como os leitos de UTI, o que nos permite suspender a decisão de fechamento de atividades econômicas já neste fim de semana”, anunciou o governador, João Doria. Informações da revista Valor Econômico.

Segundo destacou ele, as revisões são possíveis porque houve queda de 11% no número de internações. “O funcionamento de restaurantes e comércio será liberado”, afirmou.

O governador anunciou também um pacote de R$ 125 milhões para socorrer os ramos de turismo, eventos, comércio e gastronomia, que tiveram suas receitas atingidas durante a pandemia. Além do socorro financeiro, o governador João Doria disse que os donos de estabelecimentos comerciais não sofrerão cortes de gás e água até 30 de março e as contas em aberto poderão ser parceladas sem multa e sem juros por até 12 meses. Em outra frente para auxiliar a economia no Estado, os protestos de débitos em dívida ativa estão suspensos pelo prazo de 90 dias.

Em entrevista coletiva nesta quarta, Doria também informou que a segunda meta de captação de R$ 160 milhões para o custeio inicial da construção da fábrica do Instituto Butantan que produzirá a Coronavac foi atingida. Segundo ele, a nova unidade será concluída em 30 de setembro.

Doria adiantou que será dada partida à terceira etapa de captação junto à iniciativa privada, para custear equipamentos.

— Foto: Governo do Estado de São Paulo

As contribuições para financiar o projeto tiveram intermediação da organização da sociedade civil Comunitas. A fábrica vai permitir a nacionalização total da produção da vacina contra a covid-19. O imunizante é desenvolvido hoje por meio de transferência tecnológica e fornecimento de insumos pelo laboratório chinês Sinovac.

O governador anunciou ainda que o avião que transporta 5,4 mil litros do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção local de mais 8,6 milhões de vacinas já partiu da China rumo ao Brasil. Durante a coletiva, ele exibiu uma mensagem do comandante do Boeing 777-32W, da Latam, que saiu de Pequim às 21h30 de ontem (horário de Brasília).

Regiões

A decisão do governo estadual de suspender as restrições temporárias do Plano São Paulo beneficia municípios da Grande São Paulo e das regiões de Araçatuba, Araraquara, Baixada Santista, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, São João da Boa Vista e São José do Rio Preto e Sorocaba.

Dessa forma, após a melhora de indicadores de controle da pandemia, prefeituras de regiões na etapa laranja poderão liberar atendimento presencial em comércios e serviços não essenciais, das 6h às 20h, aos fins de semana e aos dias úteis, já a partir do próximo fim de semana.

Na etapa laranja, academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios podem funcionar por até oito horas diárias, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade. O expediente tem início às 6h e encerramento às 20h. Parques também estão liberados nesta fase. O consumo local em bares está tota

Já a venda de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência só pode ocorrer entre 6h e 20h. Somente a partir da fase verde, a mais branda, é que essa comercialização poderá voltar a ser feita sem restrições.

Nos municípios abrangidos pelos Departamentos Regionais de Saúde de Barretos, Bauru, Franca, Marília, Ribeirão Preto e Taubaté, as restrições da fase vermelha estão mantidas em tempo integral. Todas as seis regiões estão com ocupação hospitalar de UTIs covid acima de 75%.

A fase vermelha só permite serviços como farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria. Bares, restaurantes, lojas de rua, shoppings e demais atividades não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos.

A reclassificação do Plano São está prevista para sexta-feira, com vigência a partir da próxima segunda-feira, 8, quando podem ser anunciadas medidas específicas para o carnaval. Pela classificação atual, 82% da população do estado está na fase laranja, e 18% na etapa vermelha.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES