mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Governo de SP reabre atividades e anuncia auxílio ao comércio

Além do socorro financeiro, donos de estabelecimentos comerciais não sofrerão cortes de gás e água até 30 de março

O governo de São Paulo liberou a retomada das atividades econômicas no Estado já no próximo fim de semana. “Tivemos felizmente queda no número de internações tanto em leitos primários como os leitos de UTI, o que nos permite suspender a decisão de fechamento de atividades econômicas já neste fim de semana”, anunciou o governador, João Doria. Informações da revista Valor Econômico.

Segundo destacou ele, as revisões são possíveis porque houve queda de 11% no número de internações. “O funcionamento de restaurantes e comércio será liberado”, afirmou.

O governador anunciou também um pacote de R$ 125 milhões para socorrer os ramos de turismo, eventos, comércio e gastronomia, que tiveram suas receitas atingidas durante a pandemia. Além do socorro financeiro, o governador João Doria disse que os donos de estabelecimentos comerciais não sofrerão cortes de gás e água até 30 de março e as contas em aberto poderão ser parceladas sem multa e sem juros por até 12 meses. Em outra frente para auxiliar a economia no Estado, os protestos de débitos em dívida ativa estão suspensos pelo prazo de 90 dias.

Em entrevista coletiva nesta quarta, Doria também informou que a segunda meta de captação de R$ 160 milhões para o custeio inicial da construção da fábrica do Instituto Butantan que produzirá a Coronavac foi atingida. Segundo ele, a nova unidade será concluída em 30 de setembro.

Doria adiantou que será dada partida à terceira etapa de captação junto à iniciativa privada, para custear equipamentos.

— Foto: Governo do Estado de São Paulo— Foto: Governo do Estado de São Paulo

As contribuições para financiar o projeto tiveram intermediação da organização da sociedade civil Comunitas. A fábrica vai permitir a nacionalização total da produção da vacina contra a covid-19. O imunizante é desenvolvido hoje por meio de transferência tecnológica e fornecimento de insumos pelo laboratório chinês Sinovac.

O governador anunciou ainda que o avião que transporta 5,4 mil litros do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção local de mais 8,6 milhões de vacinas já partiu da China rumo ao Brasil. Durante a coletiva, ele exibiu uma mensagem do comandante do Boeing 777-32W, da Latam, que saiu de Pequim às 21h30 de ontem (horário de Brasília).

Regiões

A decisão do governo estadual de suspender as restrições temporárias do Plano São Paulo beneficia municípios da Grande São Paulo e das regiões de Araçatuba, Araraquara, Baixada Santista, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, São João da Boa Vista e São José do Rio Preto e Sorocaba.

Dessa forma, após a melhora de indicadores de controle da pandemia, prefeituras de regiões na etapa laranja poderão liberar atendimento presencial em comércios e serviços não essenciais, das 6h às 20h, aos fins de semana e aos dias úteis, já a partir do próximo fim de semana.

Na etapa laranja, academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios podem funcionar por até oito horas diárias, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade. O expediente tem início às 6h e encerramento às 20h. Parques também estão liberados nesta fase. O consumo local em bares está tota

Já a venda de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência só pode ocorrer entre 6h e 20h. Somente a partir da fase verde, a mais branda, é que essa comercialização poderá voltar a ser feita sem restrições.

Nos municípios abrangidos pelos Departamentos Regionais de Saúde de Barretos, Bauru, Franca, Marília, Ribeirão Preto e Taubaté, as restrições da fase vermelha estão mantidas em tempo integral. Todas as seis regiões estão com ocupação hospitalar de UTIs covid acima de 75%.

A fase vermelha só permite serviços como farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria. Bares, restaurantes, lojas de rua, shoppings e demais atividades não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos.

A reclassificação do Plano São está prevista para sexta-feira, com vigência a partir da próxima segunda-feira, 8, quando podem ser anunciadas medidas específicas para o carnaval. Pela classificação atual, 82% da população do estado está na fase laranja, e 18% na etapa vermelha.


Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail