Governo do Estado do Piauí aprova habilitação de 88 leitos Covid-19

Para o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, estes novos leitos vão ajudar a melhorar o atendimento à população piauiense, principalmente aqueles do interior do estado

Governo do Estado do Piauí aprova habilitação de 88 leitos Covid-19 | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) aprovou junto à Comissão Intergestora Bipartite do Piauí CIB-PI a habilitação de 88 leitos de UTI, que faziam parte do atendimento Covid-19, da Rede Estadual de Saúde, que agora vão integrar o quadro definitivo de unidade de terapia intensiva de nove hospitais do Piauí. O termo de habilitação foi assinado pela Governadora Regina Sousa e pelo  secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, durante à visita as obras de reforma e  modernização da UTI do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, nesta segunda-feira(30). 

A governadora destacou a importância dessas novas UTI’s para incrementar à saúde do Piauí. “Sempre que se amplia um serviço de saúde é algo muito positivo. Com o alívio da Covid-1, tivemos muito leitos que eram destinados à doença, que agora serão direcionados para outras doenças, que estavam represadas durante este período e vai per imitir desafogar os hospitais. Tudo que é destinado para melhoria da nossa população é muito importante”, disse Regina Sousa. 

Governo do Estado do Piauí aprova habilitação de 88 leitos Covid-19 - Foto: Paulo Barros

Para o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, estes novos leitos vão ajudar a melhorar o atendimento à população piauiense, principalmente aqueles do interior do estado, que contarão com serviços de alta complexidade mais próximo de suas residências. “Este é mais um ganho para a saúde do Piauí. Com a habilitação destes leitos vamos está conseguindo oferecer um serviço de ponta também para àqueles, que estão mais longe da capital”, destacou o gestor. 

Os leitos de UTI, que antes faziam parte do atendimento dos acometidos pelas complicações da Covid-19, estarão nas seguintes unidade de saúde: (09) Hospital Regional Manoel de Sousa Santos- Bom Jesus);(10) Hospital Regional Senador Cândido Ferraz – São Raimundo Nonato; (07) Hospital Regional Tibério Nunes – Floriano; (10) Hospital Estadual Dirceu Arcoverde -Parnaíba; (10) Hospital Regional Justino Luz – Picos; (09) Hospital Infantil Lucídio Portella, (13) Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella; (10) Hospital da Polícia Militar Dirceu Arcoverde e (10) Hospital Getúlio Vargas, os quatro últimos ficam na capital Teresina. “Este incremento na rede de alta complexidade é fundamental para que serviços mais complexos possam ser ampliados”, disse Neris Júnior. 

Governo do Estado do Piauí aprova habilitação de 88 leitos Covid-19 - Foto: Paulo Barros

Além dos hospitais estaduais a Sesapi também obteve a aprovação em CIB, de 17 leitos de UTI no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) gerido pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina e 10 no Hospital Universitário gerido pelo Governo Federal. Com isso foram 115 leitos habilitados, sendo 106 adultos e 09 pediátricos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES