Governo pede confisco das 6 mi doses da CoronaVac ao Butantan

Tanto a vacina CoronaVac, quanto a da AstraZeneca estão sendo avaliadas em caráter de urgência pela Anvisa.

Coronavac | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo federal, através do Ministério da Saúde, enviou ofício ao Instituto Butantan, nesta sexta-feira (15), solicitando "confisco" das 6 milhões de doses da vacina CoronaVac, produzidas pelo instituto e desenvolvida pela farmacêutica chinesa SinoVac. Na manhã desta sexta, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou que as doses do imunizante já estavam prontas para iniciar a vacinação da população do estado assim que este fosse aprovado pela Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária). 

De acordo com o ofício, o pedido do ministério é uma mudança de estratégia para iniciar uma imunização nacional, uma vez que a Índia - onde o governo buscaria uma carga com as doses da vacina da farmacêutica AstraZeneca, produzida em parceria com a Universidade de Oxford - já avisou que não será possível exportar "tão cedo" as doses do imunizante. 

Tanto a vacina CoronaVac, quanto a da AstraZeneca estão sendo avaliadas em caráter de urgência pela Anvisa. A previsão para autorização dos imunizantes está prevista pra o próximo domingo (17). Após a aprovação, a expectativa do governo para o início da vacinação nacional seria na próxima quarta-feira (20). 

De acordo com informações obtidas pelo Diario de Pernambuco, o voo que sairia do Recife, nesta sexta, em direção à Índia para buscar as doses, não decolará mais hoje, nem tem data prevista para buscar o imunizante no país asiático.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES