Governo publica decreto e uso de máscaras deixa de ser obrigatório no Piauí

O decreto determina o fim da obrigatoriedade de máscaras em todo o Estado em ambientes abertos e fechados

decreto | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Piauí publicou na segunda-feira, 16, o decreto em que determina o fim da obrigatoriedade de máscaras em todo o Estado em ambientes abertos e fechados.

Governo publica decreto e uso de máscaras deixa de ser obrigatório no Piauí

O decreto segue as recomendações do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE/PI), que na semana passada se reuniu para avaliar a situação epidemiológica e assistencial no Estado.

Os dados epidemiológicos do painel iCovid UFPI mostram uma redução no número de casos novos, de óbitos novos, da taxa de positividade para Covid-19 pelo exame RT-PCR e da ocupação de leitos hospitalares.

A decisão também toma como base os dados levantados no painel da Vigilância Sanitária Estadual que notifica a comercialização de autoteste em farmácias estaduais e também mostram redução na comercialização dos mesmos.

Dessa forma, o documento determina o uso facultativo de máscaras em ambiente aberto, semiaberto ou fechado, seja público ou privado, mas mantém a obrigatoriedade do uso de máscaras em consultórios por trabalhadores, pacientes/usuários, acompanhantes e visitantes em clínicas, unidades e estabelecimentos assistenciais de atendimento à saúde, públicos ou privados, ambulatorial ou internação.

Decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado 

O decreto estadual, assinado eletronicamente pelo governador Rafael Fonteles e pelo secretário de Governo, Marcelo Nolleto, recomenda ainda a continuidade do uso de máscaras por gestantes, idosos e imunossuprimidos, além da frequente higienização das mãos com água e sabão ou com álcool 70% para toda a população e o cumprimento do ciclo vacinal completo para todas as idades recomendadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES