Há exatos dois anos, morria a primeira vítima da Covid-19 no Brasil

Desde então, o país já soma mais de 654 mil óbitos e mais de 29,3 milhões de pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2

Há exatos dois anos, morria a primeira vítima da Covid-19 no Brasil | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

CLÁUDIA COLLUCCI

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Há dois anos, em 12 de março de 2020, o Brasil registrava a primeira morte por Covid-19, de uma mulher de 57 anos, que morreu um dia após ser internada em um hospital municipal da zona leste de São Paulo.

Um dia antes da morte, a diarista Rosana Urbano tinha saído por volta das 4h da manhã de casa, na Cidade Tiradentes (zona leste), e percorrido 25 km para ver a mãe, Gertrudes, internada com pneumonia no Hospital Municipal Doutor Cármino Caricchio, no Tatuapé.

Diabética e hipertensa, quando soube que a mãe estava intubada, ela passou mal e foi internada no mesmo local. Morreu às 19h15 do dia 12 de março, após uma parada cardiorrespiratória. Gertrudes morreu três dias depois da filha. Rosana deixou três filhos e o marido, auxiliar de limpeza.

Há exatos dois anos, morria a primeira vítima da Covid-19 no Brasil - Imagem: Reprodução

O reconhecimento da morte de Rosana como sendo a primeira no Brasil só ocorreu em junho. Até então, o primeiro caso brasileiro era tido como um outro registrado em 17 de março em um hospital privado da capital paulista.

Desde então, o país já soma mais de 654 mil óbitos e mais de 29,3 milhões de pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2 desde o início da pandemia. As médias móveis de óbitos e infecções continuam em queda, em comparação aos dados de duas semanas atrás. A de mortes está agora em 467 por dia, diminuição de 35%. A média de casos é de 46.895, redução de 44%.

Nesta sexta, a média móvel diária de mortes caiu de 501 para 471 (-34,4%) em relação ao verificado há 14 dias. Há quase 30 milhões de casos positivos.

Em decorrência da redução e do avanço da vacinação, diversas capitais brasileiras deram início à flexibilização do uso de máscaras em ambientes públicos.

Nesta sexta-feira (11), o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, disse que a Covid-19 já pode ser considerada uma endemia. Para ele, sem novas variantes do coronavírus, o cenário será de "muito mais normalidade".

A fala do secretário se assemelha à posição do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que passou a tratar como prioridade rebaixar o status da Covid-19 de pandemia (quando há uma situação de emergência sanitária global) para endemia (estágio de convivência com o vírus, com número estável de casos e mortes).

A retirada de um caráter pandêmico restringe as medidas públicas e de excepcionalidade de combate à doença.

Especialistas ouvidos pela Folha há duas semanas discordam da avaliação do secretário e do ministro. Segundo eles, isso não significa que a Covid-19 não vá passar para a fase de endemia, mas só não estamos lá ainda.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES