Hábitos adotados na pandemia evitam outras doenças; saiba quais são

Hábitos de saúde devem ser mantidos após a pandemia

Hábito de lavar as mãos é importante para evitar a Covid-19 e outras doenças | DIV
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A pandemia da Covid-19 inseriu no dia a dia das pessoas hábitos de higiene e cuidados preventivos como forma de reduzir a transmissibilidade do novo coronavírus. Apontadas como eficazes por entidades internacionais como a Organização Mundial de Saúde (OMS) e especialistas, esses hábitos podem também ajudar a reduzir a propagação de outras doenças como tuberculose, meningite, pneumonia e H1N1.

Para o infectologista Nayro Ferreira, a pandemia demonstrou a necessidade de incorporar no cotidiano medidas preventivas como lavar as mãos de forma correta e frequente, e adotar a etiqueta respiratória.  "Na hora de higienizar as mãos é necessário que se lave não somente as palmas das mãos, mas o dorso, entre os dedos e para uma eficácia maior, até os punhos, por pelo menos 20 segundos". 

Hábito de lavar as mãos é importante para evitar a Covid-19 e outras doenças 

O médico  reforça ainda a importância de "cobrir o nariz ao tossir ou espirrar e o uso de máscara ao menor sintoma respiratório, essas medidas devem ser seguidas para evitar a propagação de vírus, seja do novo coronavírus ou de outros", frisou.

 Infectologista Nayro Ferreira fala sobre a importância dos hábitos de higiene 

Segundo ainda o especialista, ações como limpar os sapatos ao voltar da rua e cuidados com as roupas e higiene pessoal seguirão como importantes mesmo após a pandemia.

"Sabemos hoje que a contaminação pelo novo coronavírus por superfície não se tornou uma importante fonte de contaminação. É possível, mas é pouco provável. No entanto, com o aparecimento de novas variantes e a obscuridade no conhecimento científico da transmissibilidade, manter cuidados com os sapatos, deixando fora de casa, borrifar álcool líquido ou hipoclorito de sódio antes de entrar em casa e, se possível, tirar a roupa em um local arejado e já colocar para lavar, principalmente, os trabalhadores da saúde, ainda são ações essenciais", enfatiza Nayro.

ROTINA DE CUIDADOS

A representante de atendimento de um call center, Natiele Rodrigues, ressalta que segue à risca as práticas higiênicas, mas revela que sonha em não precisar mais usar a máscara. "Quando chego no local de trabalho, higienizo com álcool todo o mobiliário que vou usar. Ao chegar em casa, coloco as roupas que estava usando separadas para lavar e tomo banho antes de ter contato com as pessoas e mobílias de casa. Mas não vejo a hora de sair sem máscara", destaca.

USO DE MÁSCARA

Nayro Ferreira, destaca, porém, que o uso de máscaras de forma rotineira é fundamental para reduzir a disseminação do novo coronavírus e que esse hábito deve ser mantido enquanto a pandemia durar, devendo ser adotado ainda quando uma pessoa apresentar sintomas gripais. 

"As pessoas estranham o uso constante da máscara, mas ela é um item fundamental hoje em nossas vidas. Enquanto a pandemia não for controlada não devemos sair sem máscara. Ela é também uma grande aliada na prevenção de outras doenças respiratórias como H1N1 e infecções", afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES