Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

HGV recebe nove respiradores mecânicos e abre 10 novos leitos de UTI

Os equipamentos vão ampliar a capacidade de atendimento a pacientes com a Covid-19 em estado mais grave.

Compartilhe

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) recebeu nesta quinta-feira (28), mais nove respiradores mecânicos adquiridos pelo Governo do Estado, que somado a um que o hospital já dispunha, completam os 10 novos leitos para tratamento exclusivo de Covid-19. Os equipamentos chegaram ao estado nessa quarta-feira e vão ampliar a capacidade de atendimento da casa, que passa a contar com 30 leitos de terapia intensiva para combater o novo coronavírus.

Os respiradores fazem parte de um lote de 80 equipamentos adquiridos pelo Governo do Estado e que foram retidos pelo Ministério da Saúde. Foi necessário o Piauí entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para reaver os equipamentos. Por meio de mandado de busca e apreensão, 20 ventiladores foram localizados em São Paulo e o governo enviou avião para o recolhimento imediato dos mesmos. O restante do lote deve ser entregue nos próximos dias, já garantidos também por decisão judicial.

Divulgação

O diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque, explica que, com a chegada dos respiradores, mais 10 leitos de unidade de terapia intensiva serão abertos, o que totaliza 30 leitos na área Covid e 16 leitos na UTI geral. Ao todo, o HGV passa a contar com 46 leitos de unidade de terapia intensiva.

O presidente da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares, Pablo Santos, avalia que a chegada dos respiradores asseguram uma assistência médica plena aos pacientes que necessitarem de tratamento para Covid-19 em UTIs. “O governo vem garantindo atendimento a todas as pessoas que carecem de UTIs ou leitos clínicos para o tratamento da Covid-19, e a chegada desses novos respiradores culminam com a proximidade do pico da pandemia, o que deve certificar assistência a quem, por ventura, precise de terapia intensiva”, destaca o gestor.

Segundo o Núcleo Integrador de Assistência e Vigilância em Saúde do HGV, nesta quinta-feira (28), o hospital possui 25 pacientes internados na Área Covid, sendo 13 na UTI e 12 nas enfermarias.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar