SEÇÕES

HGV recebe nove respiradores mecânicos e abre 10 novos leitos de UTI

Os equipamentos vão ampliar a capacidade de atendimento a pacientes com a Covid-19 em estado mais grave.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) recebeu nesta quinta-feira (28), mais nove respiradores mecânicos adquiridos pelo Governo do Estado, que somado a um que o hospital já dispunha, completam os 10 novos leitos para tratamento exclusivo de Covid-19. Os equipamentos chegaram ao estado nessa quarta-feira e vão ampliar a capacidade de atendimento da casa, que passa a contar com 30 leitos de terapia intensiva para combater o novo coronavírus.

Os respiradores fazem parte de um lote de 80 equipamentos adquiridos pelo Governo do Estado e que foram retidos pelo Ministério da Saúde. Foi necessário o Piauí entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para reaver os equipamentos. Por meio de mandado de busca e apreensão, 20 ventiladores foram localizados em São Paulo e o governo enviou avião para o recolhimento imediato dos mesmos. O restante do lote deve ser entregue nos próximos dias, já garantidos também por decisão judicial.

Divulgação

O diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque, explica que, com a chegada dos respiradores, mais 10 leitos de unidade de terapia intensiva serão abertos, o que totaliza 30 leitos na área Covid e 16 leitos na UTI geral. Ao todo, o HGV passa a contar com 46 leitos de unidade de terapia intensiva.

O presidente da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares, Pablo Santos, avalia que a chegada dos respiradores asseguram uma assistência médica plena aos pacientes que necessitarem de tratamento para Covid-19 em UTIs. “O governo vem garantindo atendimento a todas as pessoas que carecem de UTIs ou leitos clínicos para o tratamento da Covid-19, e a chegada desses novos respiradores culminam com a proximidade do pico da pandemia, o que deve certificar assistência a quem, por ventura, precise de terapia intensiva”, destaca o gestor.

Segundo o Núcleo Integrador de Assistência e Vigilância em Saúde do HGV, nesta quinta-feira (28), o hospital possui 25 pacientes internados na Área Covid, sendo 13 na UTI e 12 nas enfermarias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos