Hong Kong identifica 1º caso de reinfecção por covid-19

Descoberta sugere que a imunidade pode durar poucos meses em algumas pessoas

Covid-19 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisadores da Universidade de Hong Kong disseram nesta segunda-feira que documentaram o primeiro caso de reinfecção por covid-19. O paciente, um homem de 33 anos, teria contraído o novo coronavírus pela segunda vez menos de 5 meses após o primeiro contágio.

A segunda infecção do homem, de 33 anos, foi detectada por meio de exames feitos no aeroporto de Hong Kong no início deste mês após uma viagem à Europa, segundo reportagem publicada pela agência Bloomberg.

Pessoas utilizam máscara contra covid-19 - Foto: AP

Os pesquisadores analisaram o código genético do vírus e detectaram que o paciente, um trabalhador do setor de tecnologia da informação, foi contaminado por duas cepas diferentes do Sars-CoV-2, o vírus que causa a covid-19.

Segundo o estudo, o homem não apresentou nenhum sintoma da doença na segunda infecção, o que, para os pesquisadores, pode ser um sinal de que “infecções subsequentes podem ser mais leves”.

Ainda assim, a descoberta sugere que a imunidade à covid-19 pode durar poucos meses em algumas pessoas, o que deve ter implicações para as vacinas que estão sendo produzidas para combater o vírus globalmente.

“Nossas descobertas sugerem que o Sars-CoV-2 podem persistir em humanos”, disseram em nota os pesquisadores, que informaram que o artigo com os resultados do estudo foi aceito para publicação na revista “Clinical Infectious Diseases”.

Segundo os pesquisadores, o Sars-CoV-2 seria uma reminiscência dos coronavírus que causam a gripe comum e pode continuar a circular “mesmo que os pacientes adquiram imunidade por meio de infecção natural ou vacinação.”

Questionada sobre a descoberta dos pesquisadores da Universidade de Hong Kong, a líder da resposta à covid-19 da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria van Kerkhove, disse que pessoas contaminadas com a doença desenvolvem uma resposta imune. No entanto, ainda não se sabe a duração da imunidade.

Para Kerkhove, descobertas como a dos pesquisadores de Hong Kong são importantes, mas é preciso “não tirar conclusões precipitadas.”



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES