Hospital de Campanha do Verdão cumpriu o papel na pandemia, diz Sesapi

A estrutura foi desmobilizada com a queda no registro de casos ainda o ano passado

hospital | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital de Campanha do Verdão encerrou o atendimento há sete meses, após mais de quatro meses de funcionamento, colaborando para salvar a vida de 500 piauienses durante o pico da pandemia de covid-19 no Piauí. A desativação do hospital de campanha foi possível após a queda nos indicadores da pandemia, inclusive a diminuição do número de pacientes internados na rede pública.

Hospital de Campanha do Verdao - Foto: Divulgaçao/Sesapi

De acordo com o Superintendente de Gestão da Sesapi, Jefferson Campelo, que foi diretor do Hospital, a unidade de saúde provisória cumpriu com todos os seus objetivos e foi desativado porque ele estava com uma taxa de ocupação que não exigia mais o seu funcionamento. “ É importante a população saber que se houvesse a necessidade o Governo do Estado teria mantido toda a estrutura que foi montada de forma emergencial”.

A pandemia exige muitas internações que saturam o sistema de saúde. Os hospitais de campanha ajudam a desafogar a demanda por leitos para pacientes com Covid-19 de baixa complexidade, que são aquelas pessoas que carecem de internação, mas que dispensam a necessidade de cuidados em UTIs. O hospital funcionou como um reforço temporário durante o pico da pandemia.

“O Hospital de Campanha foi uma estrutura contratada pelo prazo necessário e que com o encerramento das atividades, os equipamentos foram devolvidos para a empresa contratada. Já aqueles que pertenciam à estrutura do estado forma redistribuídos entre os hospitais da rede”, explica ele.

Com a redução dos casos, a Sesapi desmobilizou os leitos do Hospital de Campanha e decidiu ampliar os investimentos nos hospitais estaduais e regionais. A rede de saúde referenciada para coronavírus conta atualmente com cerca de 1 mil leitos clínicos e com respiradores, número que vem sendo ampliado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, de acordo com as necessidades.

Estrutura foi desmontada após queda no número de casos covid no Piauí no final de 2020



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES