Imunidade diminui? Médica esclarece dúvidas sobre a vacina Pfizer

“Não é como se, de repente, um dia você estivesse completamente suscetível, como era antes de ser vacinado”, explicou a profissional de saúde Ann Falsey, especialista em doenças respiratórias virais da Escola de Medicina da Universidade de Rochester

Imunidade diminui? Médica esclarece dúvidas sobre a vacina Pfizer | Foto: Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há poucas dúvidas agora – estudo após estudo, na vida real e em laboratórios, nos Estados Unidos e em outros lugares – que a imunidade das pessoas começa a diminuir poucos meses depois de terminarem a série de duas doses da vacina Pfizer contra a Covid-19.

Embora a administração de duas doses da vacina crie uma forte resposta imunológica que reduz o risco de doenças graves em mais de 90%, a proteção contra infecções mais leves e assintomáticas diminui gradualmente.

Imunidade diminui? Médica esclarece dúvidas sobre a vacina Pfizer

Por isso, a Pfizer solicitou e recebeu autorização da Food and Drug Administration (FDA), a agência de regulação sanitária dos EUA, para adicionar reforços para pessoas que receberam a vacinação há mais de seis meses.

“Não é como se, de repente, um dia você estivesse completamente suscetível, como era antes de ser vacinado”, acrescentou Falsey, que está ajudando a conduzir os testes clínicos das vacinas Covid-19.

“As vacinas estão todas funcionando muito bem – Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson – para doenças graves”, disse Falsey à CNN. “Agora, isso não quer dizer que possamos não chegar a um ponto em que realmente precisamos de pessoas para receber reforços para prevenir doenças mais graves. Mas, na verdade, a maioria das infecções invasivas são resfriados, talvez doenças semelhantes à gripe – não as doenças assustadoras que enfrentamos antes. Portanto, minha mensagem principal é: não entre em pânico. Você vai ficar bem”.

Isso não impediu os norte-americanos de se aglomerassem em busca de reforços. Na semana passada, havia mais pessoas recebendo a dose de reforço do que registros de primeira dose aplicada no mesmo dia contra a Covid-19 no país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES