Indígena de 7 anos é a primeira criança vacinada no Piauí contra a Covid-19

A primeira criança vacinada na cidade foi o indígena da Tribo Tabajaras, Marcos Vinicius da Silva, de sete anos

Secretaria de Saúde do Piauí inicia vacinação de crianças contra a Covid-19 | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) iniciou, na manhã deste sábado (15), a entrega das doses de vacina pediátricas contra a Covid-19, o que possibilitou o início da Imunização das crianças piauienses. A primeira cidade a vacinar o público infantil foi Piripiri. No estado serão 331.433 crianças de 05 a 11 anos aptas para receber o imunizante.

A primeira criança vacinada na cidade foi o indígena da Tribo Tabajaras, Marcos Vinicius da Silva, de sete anos. "Assim que as vacinas chegaram já nos organizarmos para fazer a aplicação. Hoje já são 10 crianças vacinadas em nossa cidade", destaca a prefeita de Piripiri, Jove Oliveira. 

No estado serão 331.433 crianças de 05 a 11 anos aptas para receber o imunizante - Foto: Divulgação/Sesapi

Além de Piripiri outras cidades do Piauí já fizeram a retirada das vacinas como Teresina (4.720), Campo Maior (250 doses), Valença (110) e Parnaíba. As doses para as crianças estarão disponíveis em todas as Regionais de Saúde até o final do dia e a retirada será realizada pelos municípios. "Assim que as vacinas chegaram na nossa coordenação já foi preparado todo o esquema para despacho às Regionais de Saúde e na manhã deste sábado, muitos municípios já realizaram a retirada. Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 a Sesapi vem trabalhando com celeridade para que as vacinas cheguem o mais rápido possível aos braços dos piauienses", destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Na tarde de sexta-feira (14) a Coordenação de Imunização da Sesapi recebeu, do Ministério da Saúde, 20 mil e 200 doses para iniciar a vacinação desse público que deverá ser iniciada por crianças com comorbidades, acamados, com deficiência permanente, indígenas, quilombolas e depois de forma decrescente para público em geral. "Pedimos aos nossos gestores municipais que organizem suas equipes para que a vacinação das crianças aconteça de forma ágil e segura", enfatiza o secretário. 

O governador Wellington Dias celebra a chegada das vacinas para as crianças e reafirma o compromisso do Governo do Estado para vacinar os piauienses. “Essa chegada é muito importante, estamos alinhados com os municípios para fazermos rapidamente. Seguimos a ciência e o nosso objetivo é salvar vidas e, nesse caso, salvar vida de crianças”, disse. 

 A estimativa do Ministério da Saúde é vacinar 331.432 crianças nesta faixa etária no Piauí. Para vacinar, é necessário que pais ou responsáveis acompanhem as crianças até o local de aplicação. O imunizante utilizado é da Pfizer, e deve ser aplicado com o intervalo de 08 semanas entre a primeira e segunda dose. 

 Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 a Sesapi vem trabalhando com celeridade para que as vacinas cheguem o mais rápido possível - Foto: Divulgação/Sesapi

O secretário Florentino Neto lembra a importância dos pais e responsáveis levarem as crianças para tomar sua vacina." É essencial que os pais levem suas crianças para receber sua dose contra a Covid-19, pois sabemos que as vacinas são seguras e primordiais para proteção contra o vírus. Só com todos vacinados poderemos sair dessa pandemia".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES