Indonésia passa Brasil e Índia e se torna epicentro da pandemia da Covid-19

Só nesse domingo (18), o país asiático teve 50.039 casos e 1.017 mortos de média móvel

Indonésia passa Brasil e Índia e se torna epicentro da pandemia da Covid-19 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Indonésia ultrapassou a Índia e o Brasil e se tornou o novo epicentro da pandemia de covid. O país de 270 milhões de habitantes já acumula quase 2,9 milhões de casos confirmados da doença e 73.582 mortos. Especialistas alertam que a Indonésia ainda pode não ter atingido o seu pico.

Segundo o Our World in Data, só no domingo (18.jul.2021), o país asiático teve média móvel (média diária nos 7 últimos dias, incluindo a data) de 50.039 casos confirmados e 1.017 mortos.

O número real de casos e de mortes por covid-19 é provavelmente maior do que o número confirmado. Isso porque a testagem no país é limitada, o que torna os casos subnotificados.

Vacinação avança lentamente na Indonésia. Só 6% da população do país já tomou as duas doses do imunizante - Sérgio Lima/Poder360 

A pandemia de covid-19 era considerada sob controle em 2020. Os casos saltaram a partir de junho deste ano. Os hospitais do país estão ficando sobrecarregados. A Federação Internacional da Cruz Vermelha alertou que a Indonésia está “à beira de uma catástrofe”.

Os números cresceram recentemente por causa da variante delta, detectada pela 1ª vez na Índia. A cepa é mais contagiosa. De acordo com a Reuters, os hospitais estão ficando sem suprimentos e o isolamento continua impossível para milhões.

Prevejo que o surto continuará a aumentar em julho, pois ainda não somos capazes de evitar a propagação das infeções”, analisou Pandu Riono, epidemiologista na Universidade da Indonésia, à Associated Press, na semana passada.

As restrições que estão neste momento em vigor não são as mais adequadas. É necessário aplicar o dobro das medidas, pois continuamos lidando com a variante delta, que é duas vezes mais contagiosa”, completou.

A imunização também avança a passos lentos. O Our World in Data mostra que cerca de 15% da população receberam uma dose da vacina e só 6% estão completamente imunizados contra a covid-19.

Países vizinhos como Vietnã, Malásia, Mianmar e Tailândia também registram alta no número de casos. Os países impuseram restrições de circulação para conter a onda de contaminação.

O governo da Indonésia afirma que que está “mobilizando todos os recursos” possíveis para lidar com o surto de covid-19.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES