Insumos da vacina chegarão nos próximos dias, diz Bolsonaro

O produto já está em área portuária e logo começará o transporte para o Brasil.

Insumos da vacina chegarão nos próximos dias, diz Bolsonaro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (25) nas redes sociais que a matéria-prima para produção da CoronaVac pelo Instituto Butantan, em São Paulo, chegará da China nos "próximos dias". Em seguida, a informação foi ampliada pelo ministro da Saúde, o general Eduardo Pazuello, que afirmou que o produto será entregue até o final de semana, e que a liberação é uma conquista da ação diplomática do governo brasileiro. Informações do R7.

Segundo Bolsonaro, a Embaixada da China no Brasil comunicou o governo pela manhã que a exportação dos 5.400 litros de insumos para a vacina Coronavac foi aprovada. O produto já está em área portuária e logo começará o transporte para o Brasil.

Jair Bolsonaro - Foto: Carolina Antunes/PR 

Segundo Bolsonaro, os insumos necessários para a produção da vacina da laboratório Astrazeneca em parceria com a Universidade de Oxford também chegarão ao Brasil em breve. Eles serão usados pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) para a produção da vacina no Brasil. A liberação está "sendo acelerada", afirmou o presidente. Um primeiro lote de 2 milhões de doses  já prontas chegou da Índia na última semana, e o governo negocia uma nova compra. Quando chegar ao Brasil, a matéria-prima possibilitará a produção de mais de 200 milhões de doses até o fim do ano, segundo previsão da Fiocruz. 

A informação divulgada por Bolsonaro foi acompanhada de uma imagem do chefe do Executivo ao lado do presidente chinês, Xi Jinping, em viagem ao país asiático em 2019. Na ocasião, o brasileiro presenteou o líder asiático com um agasalho do Flamengo. No post, Bolsonaro não deu detalhes de datas e dos avanços obtidos na negociação pelo governo federal.

O texto foi respondido nas redes pelo embaixador da China no Brasil, Yang Wanming. Ele afirmou que a "China está junto com o Brasil na luta contra a pandemia". "A União e a solidariedade são os caminhos corretos para vencer a pandemia", disse.

Vacinação

A vacinação começou no Brasil no dia 17, com a aplicação da CoronaVac. As primeiras 6 milhões de doses distribuídas pelo Butantan foram produzidos na China, em parceria com o laboratório Sinovac. 

O instituto obteve também autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para utilizar 4,8 milhões de doses produzidas já no Butantan, em São Paulo. A fabricação já foi paralisada, no entanto, por falta de insumos e pelo atraso na liberação da matéria-prima na Índia.

Nesta segunda, o governador de São Paulo, João Doria, afirmou que uma reunião na terça-feira (26) com a Embaixada da China deverá ser decisiva para a liberação da matéria-prima na China. Doria participou de um evento pró-vacinação com os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Michel Temer (MDB) e José Sarney (MDB).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES