Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Interiorização: Covid-19 avança 239% nos municípios piauienses

Em apenas um mês, o número de municípios com casos saltou de 43 para 141; casos avançaram 11 vezes

Compartilhe

Mesmo sustentando um dos melhores resultados no combate à Covid-19 no país, os números mostram o potencial de disseminação da doença provocada pelo novo coronavírus e a necessidade da manutenção das políticas de distanciamento. Cruzamento de dados do boletim epidemiológico dos últimos 30 dias evidencia um avanço de 239% na quantidade de municípios com casos positivos no Piauí, saltando de 43 no dia 25 de abril para 141 na última segunda-feira, 25 de maio. Foram 98 municípios que tiveram a primeira confirmação da doença no período.

Em 25 de abril apenas 19,1% dos municípios piauienses tinham comprovadamente casos da doenças; agora, 62,9% dos 224 entes do Estado possuem pelo menos um positivo. No período pesquisado os óbitos também avançaram, foram 101 confirmações, saltando de 18 óbitos para 119, uma alta de 561%.

Agência Brasil

Quanto aos casos confirmados, o crescimento é ainda maior, isto pode ser explicado pela ampliação na testagem, estratégia que  vem sendo predominante para o  sucesso das ações em solo piauiense. Em 25 de abril eram 331 confirmações já no último dia 25 de maio foram 3720 casos, uma alta de 1.023%, ou seja, cresceu 11 vezes no período. Ao todo, foram contabilizados 3.389 casos em apenas um mês.

EXPANSÃO DE LEITOS  - Cabe indicar que a expansão de leitos de terapia intensiva evitou um colapso do sistema de saúde no Piauí; no início da pandemia, o Estado tinha 148 leitos equipados com UTIs disponíveis para atender pacientes com a Covid-19. Contudo, o Governo do Estado criou mais 98 unidades de terapia intensiva e chegou a 246 leitos. No dia 6 de abril, 30 desses 148 leitos estavam ocupados com vítimas do novo coronavírus. Já no último boletim da Secretaria de Saúde do Piauí, divulgado eram 148 leitos de UTI ocupados. Por conta da expansão do número de leitos, não houve lotação da rede no estado, que que contribuiu para salvar vidas. Outro fato que deve ser levado em consideração, se o isolamento social não tivesse sido adotado, os 148 leitos de UTI existentes no início da pandemia já estariam todos ocupados e, assim, o sistema entraria em colapso, já que muitos pacientes ficariam sem atendimentos, podendo ir a óbito.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar