Internado por queda, jovem de 22 anos contrai Covid-19 e morre no hospital

A família alega negligência do hospital com relação ao diagnóstico e tratamento da doença.

Internado por queda, jovem de 22 anos contrai Covid-19 e morre | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um jovem de Praia Grande, no litoral paulista, morreu aos 22 anos devido a complicações da Covid-19. Pedro Henrique de Almeida não tinha comorbidades e estava internado por conta de uma queda que sofreu em casa. A família alega negligência do hospital com relação ao diagnóstico e tratamento da doença. A unidade de saúde, por sua vez, afirma que todos os procedimentos foram realizados dentro dos padrões estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em entrevista, a irmã da vítima, Bianca de Almeida, de 24 anos, relatou que, antes da internação, o rapaz já apresentava sintomas da doença, como falta de olfato e paladar, e que, desde quando foi internado pela queda, a família informou a equipe médica sobre isso. Porém, de acordo com ela, o Hospital Irmã Dulce demorou dias para realizar a testagem e iniciar tratamento voltado à Covid-19.

Jovem não resiste às complicações da Covid e morre em SP (Foto: Arquivo Pessoal)

Bianca explica que o irmão desmaiou enquanto tomava banho, bateu a cabeça e teve convulsão, sendo socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao pronto-socorro, no dia 27 de maio. Na data, ele foi medicado e liberado. Porém, no dia seguinte, passou mal novamente, e foi levado ao Hospital Irmã Dulce.

"Ele entrou na emergência reclamando de muita dor de cabeça, tiraram uma tomografia do cérebro dele, mas o médico clínico disse que não viu nada de grave, e que depois do medicamento ele seria liberado. Até que uma enfermeira pegou o exame dele e perguntou para a esposa o que ele tinha. A esposa explicou que ele estava sem olfato e paladar, havia desmaiado e batido a cabeça, além de ter tido convulsões", explica a irmã.

Segundo relata, a profissional, então, entregou o exame a um neurologista, que detectou que o jovem estava com sangramento no encéfalo central, o internando imediatamente. Inicialmente, ele ficou na emergência, por falta de vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e já foi intubado. Apenas com a liberação da vaga ele foi transferido para a UTI geral, onde permaneceu intubado.

"Pouco depois, uma nova tomografia apontou que havia parado o sangramento, mas meu irmão ainda não estava respondendo ao tratamento. Foi então que notaram que havia algo de errado com o pulmão dele, e até então não tinham feito nenhum teste para Covid-19, apesar de a família ter relatado desde o começo os sintomas. O médico pediu a tomografia do tórax, que não foi feita, porque alegaram que a saturação do meu irmão estava baixa. Ele não conseguia mais fazer xixi, e era para ter feito hemodiálise, que também não foi um procedimento realizado", afirma.

Apenas no dia 5 de junho Almeida foi testado para a Covid-19, segundo a família. A irmã relata que, na mesma data, o transferiram para a UTI Covid-19, e ele começou a tomar medicação para a doença, mesmo sem ter saído o resultado. Depois de cerca de quatro dias, chegou o resultado, que apontou positivo para o vírus, mas, no dia 10 pela manhã, ele não resistiu e veio a óbito.

"Havia profissionais bons com o meu irmão lá, e isso temos que agradecer, mas houve negligência do hospital, que demorou muito para testar e tratar, mesmo com nosso relato dos sintomas do vírus que ele tinha. Então, não queremos que meu irmão seja só mais um número, ele era jovem e feliz, deixou filhas e esposa", lamenta.

As informações são do G1.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES