Isolamento social: saiba como manter uma rotina saudável na pandemia

Algumas dicas podem ajudar você a tirar o melhor desse período, com leveza, valorizando ainda mais as relações

isolamento social | Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quando o isolamento social teve início, em maio de 2020, para tentar conter a pandemia do novo coronavírus, uma das primeiras preocupações foi o tempo que as pessoas passariam longe de suas famílias. Além disso, ficou clara a necessidade de cuidar da saúde mental em tempos tão difíceis.

Em isolamento ha mais de um ano, muitas pessoas tem dificuldade de manter rotina saudável (Foto: Pixabay)

Mais de um ano depois, essas preocupações continuam e muita gente tem dificuldade de manter uma rotina equilibrada e saudável. Fica a dúvida: como se adaptar a essa situação sem deixar que tantas turbulências afetem a convivência familiar?

Algumas dicas podem ajudar você a tirar o melhor desse período, com leveza, valorizando ainda mais as relações.

Tome cuidado com consumo de informações

Antes mesmo da pandemia do novo coronavírus as pessoas já viviam em uma sociedade com altos níveis de ansiedade. E uma das principais causas desta angústia é o consumo excessivo de informações.

Portanto, durante a quarentena, é aconselhado evitar ficar o dia todo acompanhando os noticiários. É importante estipular um horário do dia para se manter atualizado. E tomar muito cuidado com os veículos onde se informar. O ideal é buscar sempre fontes confiáveis.

Por fim, abster-se das notificações do celular, principalmente quando estiver trabalhando e precisando de mais concentração, é uma dica importante. Se possível, o ideal mesmo é desabilitar os avisos mais supérfluos e manter-se inteirado somente naquelas conversas realmente essenciais para o dia a dia.

Estabeleça uma rotina

Desde o início da pandemia fala-se muito sobre a importância de ter uma rotina tanto para equilibrar home office e família, quanto no apoio aos estudos dos filhos. E quando o assunto é cuidar da saúde mental, não poderia ser diferente.

Deve-se estabelecer horários para acordar, trabalhar, fazer as refeições e até para pausas. Passar o dia de pijama, bem como ficar na cama ou no sofá não contribuem com o home office, muito menos com a saúde mental. O ideal é vestir roupas confortáveis e criar um ambiente tranquilo para realizar as atividades, inclusive do ponto de vista ergonômico.

Mas estipular horários é diferente de seguir exatamente a mesma rotina dos “tempos normais”. Portanto, deve-se repensar a rotina familiar, afinal, além do trabalho e dos estudos, agora é preciso administrar uma rotina doméstica mais intensa. É fundamental dividir as tarefas para que ninguém se sobrecarregue.

Use a tecnologia para se aproximar das pessoas

A tecnologia tem sido uma das maiores aliadas para superar a saudade da família e dos amigos. Então, é importante usar essas ferramentas a favor da família. Aconselha-se ligar para familiares e amigos que não se vê há muito tempo.

Ações simples como essas também são ótimos exemplos de como cuidar da saúde mental. Pois assim, é possível cuidar da família e, também, das pessoas queridas. Não se deve deixar de se conectar a quem se ama.

Dedique-se a atividades em conjunto

Ainda que a quarentena tenha desvantagens, com certeza, ter tempo livre com a família não é uma delas. Passando tantos dias em casa, em algum momento todos terão uma hora para dar atenção às atividades prazerosas e que são deixadas de lado no dia a dia.

Desligar o celular para conseguir aproveitar as refeições com todos à mesa, tirar um tempo para aquele jogo de tabuleiro, assistir um filme ou até mesmo jogar conversa fora são atitudes simples, mas que fazem uma grande diferença.

Com tanto conteúdo gratuito na internet, como tutoriais de DIY (sigla em inglês para faça você mesmo) e cursos, é possível inclusive mergulhar em um novo hobby em comum.

Reserve momentos para ficar sozinho

Todo mundo precisa de um tempo sozinho às vezes. Ter este hábito, e ensiná-lo aos filhos, é um ótimo exemplo de respeito à convivência e de como cuidar da saúde mental. É extremamente saudável que cada um tenha o seu espaço para reflexão.

Como agora estão todos mais tempo em casa, esses períodos ficam mais limitados. Mas é aconselhado que busquem conversar e negociar como cada um pode ter momentos de relaxamento sem ser interrompido. Tentar separar alguns minutos do dia para se desconectar fazendo exercícios, lendo um livro, escutando uma música ou, simplesmente, aproveitando o silêncio é uma boa pedida.

O Sistema Positivo de Ensino promove, na próxima quinta-feira, 20, a live "A saúde mental no contexto familiar e escolar" com a fundadora e CEO da Escola da Inteligência, Camila Cury e o consultor educacional Joseph Razouk Junior. A conversa pode ser acompanhada no canal do YouTube do Sistema Positivo de Ensino, às 17h.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES