Japão estuda variante inédita de coronavírus procedente do Amazonas

As mutações de um vírus não são, necessariamente, mais contagiosas, ou perigosas

A linhagem brasileira e a sul-africana são diferentes, mas compartilham a mutação E484K. (Foto: Pexels ) | (Foto: Pexels )
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Japão está tentando isolar uma nova variante do coronavírus, recentemente detectada em quatro pessoas procedentes do Brasil, para analisá-la melhor - disseram as autoridades locais nesta terça-feira, 11. Por AFP.

"Para analisar melhor a variante, primeiro temos de isolá-la", explicou um responsável do Ministério japonês da Saúde à AFP. "Isso pode levar de várias semanas a vários meses" e, "portanto, é difícil dizer agora quando poderemos dar detalhes", acrescentou a fonte.

O Japão anunciou no domingo que havia detectado uma nova variante do coronavírus, sem ser capaz de determinar imediatamente se era mais contagiosa, ou perigosa, do que as cepas já conhecidas. A variante foi descoberta em dois adultos e duas crianças que chegaram ao Japão em 2 de janeiro, procedentes do Brasil, informaram as autoridades sanitárias japonesas.

A linhagem brasileira e a sul-africana são diferentes, mas compartilham a mutação E484K. (Foto: Pexels)

Uma das pessoas, um homem na casa dos 40 anos, foi hospitalizado, devido a dificuldades respiratórias. A mulher e uma das crianças, um menino, apresentaram sintomas moderados, disseram as autoridades. A quarta pessoa, uma menina, é assintomática.

No último fim de semana, o Japão notificou a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre essa nova variante. "Quanto mais a covid-19 se espalha, mais possibilidades há de que continue evoluindo (...) A transmissibilidade de algumas variantes do vírus parece estar aumentando", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na segunda-feira.

Mutações

Variante ainda não tem resultado de alto contágio de infecção- Imagem: Studio/Shutterstock

As mutações de um vírus não são, necessariamente, mais contagiosas, ou perigosas. No entanto, as descobertas em dezembro de uma variante altamente contagiosa da Covid-19 no Reino Unido e, depois, na África do Sul causaram grande preocupação em todo mundo, levantando dúvidas sobre a eficácia das vacinas contra uma possível forma ultrarresistente do coronavírus.

O Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID, na sigla em inglês) informou que a variante descoberta no Japão apresenta semelhanças com as do Reino Unido e da África do Sul.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES