Joe Biden afirma que vacina contra Covid-19 será gratuita nos EUA

Em discurso, o presidente eleito dos EUA também afirmou: “Eu imploro: usem máscara”.

Joe Biden | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Joe Biden, que foi eleito novo presidente dos Estados Unidos, afirmou nesta segunda-feira (9) que uma possível vacina contra a Covid-19 será gratuita. Em discurso, também afirmou: "Eu imploro: usem máscara".

"Eu serei o presidente de todos os americanos, esta eleição acabou", disse ele, ao afirmar que é preciso ter união para derrotar o vírus. "Uma máscara não é uma declaração política, mas uma boa forma de unir o país."

De acordo com autoridades sanitárias, enquanto não houver uma vacina segura, a máscara é uma dar armas mais eficazes para evitar a contaminação por coronavírus.

"Não importa em quem você votou. Somos americanos, e o nosso país está sob ameaça", afirmou Biden.

LEIA TAMBÉM:

Brasileira vai integrar equipe de Joe Biden de combate à Covid-19 

-  Joe Biden faz primeiro discurso após ser eleito presidente dos EUA

"Mundo respira aliviado com vitória de Biden", diz ex-presidente Lula

 - Educadora e ativista: conheça Jill Biden, a nova primeira-dama dos EUA

Barack Obama parabeniza Joe Biden: "Não poderia estar mais orgulhoso"

- Trump se recusa a aceitar vitória de Biden: "Está longe de acabar"

Conselho de notáveis

No discurso, Biden ressaltou que só vai tomar posse em 20 de janeiro de 2021 como 46º presidente dos Estados Unidos. Afirmou, no entanto, que sua equipe deve "começar fazendo todo o possível para controlar a Covid-19".

O democrata citou o conselho consultivo da equipe de transição, nomeado para enfrentar a pandemia. Entre outras responsabilidades, o grupo dará orientações sobre como as escolas, lojas e outros estabelecimentos devem reabrir da forma mais segura.

O conselho também ficará encarregado de elaborar um plano para ser colocado em prática assim que Biden assumir a presidência. Outras pessoas serão adicionadas a esse grupo durante a transição.

"Vamos seguir a ciência. Vou falar de novo: vamos seguir a ciência", declarou Biden.

Entre os membros do conselho, está a brasileira Luciana Borio, que é pesquisadora sênior de saúde global do Conselho de Relações Exteriores dos EUA.

Biden também disse que pretende implantar um programa de rastreamento que permita fazer contato com as pessoas infectadas para evitar uma alta nas taxas de transmissão.

O grupo pretende ainda organizar um programa para a distribuição de vacina de forma gratuita para os americanos.

De acordo com Biden, há projeções que apontam que os EUA podem ter mais 200 mil mortes a mais –a Universidade Johns Hopkins aponta que, até a última atualização desta reportagem, 230 mil pessoas já morreram em consequência do coronavírus nos Estados Unidos.

A Pfizer anunciou nesta segunda-feira (9) que o imunizante que desenvolve junto com a alemã BioNTech é mais de 90% eficaz, segundo análise preliminar dos estudos da fase 3.

 Joe Biden, discursa nesta segunda-feira (9) 

Populações vulneráveis

Biden citou no discurso que as minorias são uma prioridade.

"Vamos proteger populações vulneráveis, que estão mais expostas a riscos, e aqueles que têm condições médicas pré-existentes. Vamos dar uma resposta às disparidades econômicas e de saúde que faz com que esse vírus atinja as comunidades de negros, latinos, asiáticos, nativo-americanos e pessoas das ilhas do Pacífico de forma mais agressiva", disse ele.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES